01 janeiro 2007

Sérgio Cabral empossa Secretários e fala dos programas de governo


Discurso de posse do governador Sérgio Cabral no Palácio Guanabara

Eu disse na Assembléia Legislativa quando lá me pronunciei algumas horas atrás, segundo Roberto Campos há dois tipos de discurso:

Os bons e os longos então eu vou tentar perseguir a primeira opção.

Eu queria cumprimentar a todos os prefeitos presentes aqui, amigas e amigos, autoridades, na pessoa de duas grandes figuras que demonstram vitalidade, prazer e gosto de viver. Uma completara 100 anos neste ano, Dercy Gonçalves, aqui presente e a outra minha querida avó Regina que tem 93 anos de idade, linda, linda, linda.

Eu quero dizer da minha alegria em estar dando posse aos 19 secretários de estado além do defensor geral que com muita satisfação, pois no diário oficial o nominho eleito numa disputa dentro da corporação como o mais votado. É um defensor geral de enorme competência, tradição em serviços prestados a defensoria pública e que tem estatos de secretário de estado. Obrigado Zé Raimundo parabéns.

Quero também registrar a imensa honra e satisfação de estar nomeando para Procuradoria Geral do estado a doutora Lúcia Leia. Essa grande líder dos procuradores, preparada, com excelência administrativa no passado e que terá um papel decisivo em nosso governo.

Quero dizer da satisfação de estar tomando posse, de ter assumido o cargo de governador. Digo com enorme franqueza que não houve uma injunção política se quer, necessidade de qualquer recuo na escolha desses brilhantes colaboradores. Esse time que esta aqui preparado, comprometido com os serviços públicos prestados a nossa população. Doutor Régis que me acompanha há tanto tempo, meu senador escolhido por mim para eventualidade como foi nessa para minha eleição para o governo do estado.

Wilson Carlos, secretário de governo que me acompanha há tantos anos como meu chefe de gabinete.

Pezão, que me dá o prazer ter sido meu companheiro de chapa como vice-governador, com seus serviços prestados como prefeito, como líder estadual e que assumirá a importante tarefa na Secretária de Obras.

Meu querido Sérgio Cortes, secretário de Saúde e Defesa Civil, com a sua rica experiência no Instituto Nacional de Trauma Ortopedia, médico militante numa área tão importante para o povo do Rio de Janeiro que é a saúde pública e a defesa civil, que tem um notório reconhecimento de toda sociedade, a nossa Defesa Civil

Secretário de Planejamento, Sergio Ruy, figura querida, com vasta experiência como administrador, como secretário municipal, membro de agências reguladoras, e que tem um papel estratégico na secretaria de Planejamento.

Dr. José Mariano Beltrame, hoje dr. Beltrame, na posse eu disse e repito, o nosso governo não vai se intimidar diante desses covardes e fascínoras que tentam ameaçar a nossa população, os nossos policiais militares, os nossos policiais civis. Nosso governo não vai se intimidar. Hoje eu pedi um minuto de silêncio em homenagem às famílias das vítimas, covardemente mortas por esses fascínoras, àqueles que estão em leitos hospitalares se recuperando. Mas nós não podemos admitir. O nosso governo vai ganhar a guerra contra esses criminosos. Nós vamos dar segurança à população. Esse é o nosso compromisso. Não é uma figura de retórica. Nós vamos prestigiar as nossas forças de segurança pública, vamos trabalhar com os municípios, e eu quero adiantar aqui, nós vamos trabalhar de mãos dadas com o governo federal e o nosso governo não vacilará porque não se vê diminuído por isso, de pedir o auxílio de forças federais para garantir a segurança do estado do Rio de Janeiro.

Professor Nelson Maculan, com vasta experiência na educação, que vem da Secretaria Nacional de Ensino Superior do MEC para nos ajudar nessa difícil e desafiadora missão que é ampliar a educação, melhorar a educação, fazê-la cada vez mais de qualidade difundida para nossas crianças e nossos jovens.

Nosso querido Joaquim Levy, figura extraordinária, outro dia eu fazia uma homenagem a todo secretariado pela doação a esse momento a esse desafio, eu fiz homenageando o Joaquim. Joaquim deixa a família em Washington provisoriamente, vem para cá, assume esse compromisso, de reordenar as finanças públicas do nosso estado, reorganizar as finanças públicas do nosso estado. É muita honra, Joaquim, tê-lo conosco na Secretaria de Fazenda.

Ao Julio Bueno, eu não fui apenas ao Espírito Santo para aprender com o governo do meu amigo Paulo Hartung, mas também para resgatar o carioca que lá estava, que é o nosso querido Julio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Eduardo Paes, grande político, com P maiúsculo, com uma vida limpa, bonita, de serviços prestados a população e que tanto já fez como vereador, como deputado federal, como secretário municipal e muito vai colaborar com o nosso governo numa área estratégica que o Turismo, Esporte e Lazer. Obrigado Eduardo pela confiança no nosso governo.

Agradecer o coronel César Rubem Monteiro, secretario de Administração Penitenciária, que faz parte da equipe do dr. Astério, que por uma questão legal não pode continuar conosco, em função de uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público, mas nos colocou à disposição um grande colaborador seu, chave do seu sucesso, que tem sido um grande comandante da segurança na Secretaria de Assuntos Penitenciários que é o coronel César. Obrigada cel César por ter aceito esse desafio. Não haverá solução de continuidade numa área que tem dado certo e eu tenho certeza absoluta que o sr. Honrará essa escolha feita por nós.

Queria também agradecer ao meu querido amigo, que lá na assembléia quando eu cheguei ele já estava. Um militante, prático, questionador, renovador, vanguardista. Meu querido deputado Carlos Minc por ter aceito a tarefa de assumir a secretaria do Ambiente. Ele já vem renovando até a nomenclatura da secretaria. Quando eu fui assinar a portaria li secretaria do ambiente liguei para o dr. Régis e perguntei “secretaria do ambiente?”. E o dr. Régis me disse que a novidade nessa área hoje é a secretaria do ambiente, não mais do meio ambiente. Já inova até no nome da secretaria.

É uma honra muito grande ter também conosco esse brilhante deputado federal que fez agora recentemente um belo trabalho no combate à pirataria e um belo trabalho na regulação de um ponto fundamental do nosso país que é o saneamento básico. Nosso querido deputado Julio Lopes vai assumir a secretaria estadual de transportes.

Nosso querido Sabino, nosso secretário de Trabalho, ex-prefeito de Rio das Ostras, competente, reconhecido pelo povo que o elegeu deputado estadual. Muito obrigado Sabino. Uma área tão importante como a secretaria do Trabalho.

Queria agradecer muito ter aceito esse desafio ele que já foi prefeito da cidade do rio de janeiro, vice-governador, secretário de urbanismo da cidade, um homem do mundo, um homem do mundo tem que administrar a cultura do nosso Rio de Janeiro, que é uma cultura cosmopolita, local e cosmopolita, nosso querido Luiz Paulo Conde. Obrigado por ter aceito esse desafio.

Da mesma maneira, estava vendo ali assinar o livro de posse como secretário, vi ali a vereadora, a deputada federal, a senadora, a governadora, a secretaria de estado, a primeira mulher negra a entrar na câmara de vereadores, na câmara federal, no senador federal e neste Palácio Guanabara, a minha irmã Benedita da Silva que assume a secretaria de ação social. Obrigado Benedita.

Querido Alexandre Cardoso, que foi meu companheiro na Assembléia Legislativa, um deputado federal brilhante, mobilizador, líder de bancada, reconhecido por todo o Brasil, que se dispôs a aceitar esse desafio numa área tão estratégica pro estado como ciência e tecnologia. Obrigado deputado Alexandre Cardoso por ter aceito o nosso desafio.

Christino Áureo, deputado estadual, grande secretário de agricultura, reconhecido por toda a produção agrícola do estado, de norte a sul, de leste a oeste, impressionante ao reconhecimento ao trabalho deste funcionário do Banco do Brasil, que foi um grande secretário de agricultura, eleito deputado, que aceitou esse desafio de comandar a área da agricultura. Obrigado Christino.

E o nosso querido, esse que quando eu engatinhava na política era o grande prefeito da resistência democrática e que conseguiu unir na cidade de Resende eficiência administrativa e resistência democrática à ditadura militar, nosso querido Noel de Carvalho, obrigado Noel, secretário de Habitação.

Eu fiz questão de registrar cada um e frisar a importância técnica e política de cada membro do nosso primeiro escalão pela felicidade que eu me encontro pelo primeiro escalão que nós montamos no nosso governo. Aqui foi dito pelo secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, do nosso compromisso com a interação. Da interação com os municípios, da interação com a União, da interação com a sociedade civil. É assim que nós vamos governar. Eu disse a minha mulher Adriana, no dia 30 de outubro, no dia seguinte a nossa eleição consagradora com 68% dos votos no segundo turno. Disse a ela: Adriana, o meu compromisso é governar sem pensar um minuto sequer em projeto pessoal. Eu não vou governar pensando em reeleição, eu não vou governar pensando em partido A, partido B ou partido C. Jamais colocarei um projeto pessoal do governador acima do projeto de estado do nosso governo, o que tem feito muito mal ao nosso Rio de Janeiro. É uma garantia que eu quero assumir nesse dia histórico. O secretariado estará aberto a qualquer demanda, a qualquer discussão, não tem cor partidária, não tem calendário eleitoral de 2008, não tem calendário eleitoral de 2010. Hoje o Diário Oficial já traz uma série de decretos de reorganização do estado, de normatização do nosso governo. O nosso governo tem o compromisso de dar viabilidade a esse estado. Que o governo do estado seja capaz de se tornar um ente propulsor, estimulador, organizador e realizador do nosso estado do Rio de Janeiro. Esse estado tem tudo para ser um estado organizado e capaz de estimular o seu crescimento de maneira ordenada. É tentador para o ordenador de despesa achar que o dinheiro é infinito. O dinheiro não é infinito. Ele é finito. Nós vamos rigorosamente respeitar o orçamento, nós vamos rigorosamente gastar o que temos de receita e de preferência sobrando dinheiro. Porque ente público só é respeitado quando tem dinheiro no caixa, quando tem dinheiro para pagar seus funcionários, para investir, para pagar os seus funcionários, para manter os hospitais abertos com dignidade para o povo, paga bem os nossos servidores públicos, a nossa polícia, os nossos professores. Só assim que nós teremos condições de fazer justiça social. Só assim o estado será capaz de atender às demandas da população. Nós enfrentaremos muitas agruras e muitas dificuldades, mas estamos prontos a enfrenta-las de cabeça erguida, transpirando 90% e nos inspirando 10%. Que Deus nos proteja, um feliz 2007 e mãos à obra e vamos ao trabalho!

Foto:Rafael Wallace

Um comentário:

Pedro disse...

Veja a lista dos novos secretários de Sérgio Cabral


Secretaria de Estado da Casa Civil - RÉGIS FISHTNER

Secretaria de Estado de Governo - WILSON CARLOS CARVALHO

Secretaria de Estado, Planejamento e Gestão - SÉRGIO RUY BARBOSA

Secretaria de Estado de Fazenda - JOAQUIM LEVY

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Seviços - JÚLIO BUENO

Secretaria de Estado de Obras - LUIZ FERNANDO PEZÃO

Secretaria de Estado de Segurança - JOSÉ MARIANO BELTRAME

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - CEL. CESAR RUBEM MONTEIRO

Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil - SÉRGIO CÔRTES

Secretaria de Estado de Educação - NELSON MACULAN FILHO

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - ALEXANDRE CARDOSO

Secretaria de Estado de Habitação - NOEL DE CARVALHO

Secretaria de Estado de Transportes - JÚLIO LOPES

Secretaria de Estado do Ambiente - CARLOS MINC

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - CHRISTINO ÁUREO

Secretaria de Estado do Trabalho - ALCEBÍADES SABINO

Secretaria de Estado de Cultura - LUIZ PAULO CONDE

Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos - BENEDITA DA SILVA

Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer - EDUARDO PAES