27 fevereiro 2007

Sérgio Cabral participa da solenidade de posse do presidente da Apremerj, Vicente Guedes.


O governador Sérgio Cabral, e diversos Prefeitos de municípios do Estado, como Lúcia de Fátima ( Paty), Eurico Júnior ( Vassouras ), Eduardo Paixão ( Frontin ) participaram hoje, na sede da Fecomércio, Zona Sul do Rio, da solenidade de posse da diretoria executiva e do conselho fiscal da Associação de Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj) para o próximo biênio. Vicente Guedes, prefeito de Rio das Flores, reeleito presidente, pediu ajuda ao governador para atrair os prefeitos das maiores cidades do estado para a associação.

- Quero me colocar à sua disposição para chamar esses municípios que ainda não participam a integrar a Apremerj. Nosso governo não tem preferência, trabalha para todos os 92 municípios. Vou colocar os interesses do estado do Rio de Janeiro sempre em primeiro lugar. Com isso, quem ganha é a população – disse Cabral.

Vicente Guedes explicou que atualmente 56 municípios contribuem regularmente com a associação e que mais 12 prometeram fazer a mesma coisa este ano, mas que era importante atrair mais prefeituras.

- Temos que sensibilizar as maiores cidades porque elas não participam da associação e são as mais beneficiadas com os resultados de nossas lutas – enfatizou o presidente da Apremerj.

O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, que foi prefeito duas vezes do município de Piraí, elogiou o governador Sérgio Cabral pelo projeto, aprovado enquanto era senador, garantindo que os municípios pudessem ter liberdade para negociar sua dívida ativa.

- Fico feliz de estar integrando este governo do Sérgio Cabral, que conseguiu passar um projeto que hoje vemos como é importante para o município. O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) seria ainda menor sem ele. Vocês podem contar com a gente – garantiu Pezão, referindo-se a luta dos prefeitos para que a União entre com mais recursos para o Fundo.

Sérgio Cabral afirmou ser um defensor da municipalidade e que desde sua posse já repassou ao município do Rio algumas atribuições. Segundo o governador, está agendada uma reunião na própria Fecomércio para a próxima quarta-feira, onde assinará um termo repassando o tratamento de esgotos da chamada AP5, que abrange os bairros que vão de Realengo a Sepetiba, para a responsabilidade da prefeitura do Rio. Além disso, abrirá, no mesmo dia e local, junto com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, um curso de capacitação para que os municípios tenham autonomia de conceder licença ambiental para empreendimentos de pequeno e médio porte.

- Já fizemos isso na cidade do Rio. Não tem cabimento ficar esperando a Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) liberar todas as licenças. Não estou à procura da grife de quem está resolvendo, quero que o problema seja resolvido – garantiu Cabral, aproveitando para colocar todos os seus secretários à disposição dos 92 municípios do estado.

Além de Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão e Vicente Guedes, fizeram parte da mesa, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, o presidente do PMDB regional, Anthony Garotinho, e o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho. Participaram da cerimônia, entre outras autoridades, os secretários Estado de Transporte, Júlio Lopes, de Cultura, Luiz Paulo Conde, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, Ambiente, Carlos Minc, Segurança Pública, José Mariano Beltrame, Casa Civil, Régis Fichtner, e Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, e a presidente do Proderj, Tereza Porto.

Fotógrafo: Carlos Magno