06 julho 2007

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DE MIGUEL PEREIRA - COLETA DE LIXO

A Prefeitura de Miguel Pereira foi surpreendida na tarde da última segunda feira, dia 2 de Julho, com uma ação de membros do Batalhão de Polícia Florestal, vindos de Niterói, que efetuaram a apreensão de dois caminhões de coleta de lixo e detenção dos seus respectivos motoristas, funcionários municipais, que estavam no exercício legítimo de suas funções e nomeados fiéis depositários dos veículos, que foram recolhidos ao pátio da Prefeitura, carregados de lixo.

Em conseqüência deste tipo de ação, a população de Miguel Pereira ficou durante três dias sem o recolhimento de lixo, causando enormes transtornos a todos.

A lixeira de Miguel Pereira, que ocupa uma área inapropriada do município, há mais de 25 anos, além dos problemas ambientais, agride não só os miguelenses, mas também a todos que aqui chegam através da RJ 125, tem sido objeto de preocupação do atual governo que está tomando as medidas necessárias para a sua extinção e implantação e operação de um aterro sanitário, nos moldes aprovados pelos órgãos ambientais.

O problema da disposição final dos resíduos sólidos afeta indistintamente toda e qualquer cidade, independente da sua localização, tamanho e número de habitantes e a sua solução é complexa, demanda tempo, estudos, projetos e ações técnicas e administrativas criteriosas que a administração municipal deve empreender para que seja exitosa e que, obviamente, não ocorrem de um momento para o outro.

Para que todos tenham uma idéia do problema, mais de 80% dos municípios brasileiros vazam seus resíduos em locais a céu aberto, em cursos d’água ou em áreas ambientalmente protegidas.

O Poder Executivo municipal está consciente das suas responsabilidades e, por esta razão, está empenhado ao máximo para acabar com este problema que afeta o município há quase três décadas.

Infelizmente, uma ação menor, claramente com fins políticos, orquestrada para atingir o atual prefeito, teve como resultado o prejuízo da população, com a suspensão da coleta do lixo domiciliar.

Como prova do reconhecimento da ação que vem sendo desenvolvida pelo município para a extinção do lixão da serra, o Ministério Público, através da 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE TUTELA COLETIVA – NÚCLEO BARRA DO PIRAÍ manifestou–se da seguinte maneira no processo nº. 2006.033.000536-5, que tramita na Vara Única da Comarca de Miguel Pereira:

“(...) Conforme restou acordado na audiência especial realizada em 29 de março de 2007, o Município de Miguel Pereira encaminhou ao Ministério Público toda a documentação solicitada, sendo informado que o edital de licitação para implantação e operação do aterro sanitário e extinção do atual vazadouro já foi publicado.

A documentação solicitada pelo parquet foi encaminhada ao GATE, (grupo de apoio técnico) do MPRJ a fim de que os técnicos analisem seu conteúdo, avaliando se as propostas feitas pelo Município se mostram adequadas ao fim proposto.

. Infelizmente. em razão do acúmulo de demandas, o GATE ainda não apresentou o relatório solicitado por esta promotoria de justiça, razão pela qual o Ministério Público solicita seja o prazo de suspensão do processo renovado por mais 90 dias.

No que tange ao atual vazadouro, este por óbvio permanecerá em funcionamento até a implantação do aterro sanitário. O dano ambiental já observado no local e a degradação futura, a ser causada até que se mostre possível sua desativação, serão remediados pelo Município sendo tal matéria parte integrante do edital de licitação publicado.

Por todo o exposto, considerando que o Município durante a suspensão processual adotou medidas efetivas no sentido de alcançar o objetivo da presente ação, requer o Ministério Público permaneça o feito suspenso, renovando-se o prazo por mais 90 dias.(...)” (SIC)

Em face da manifestação do Ministério Público, conforme acima transcrito, foi possível cessar os malefícios de denúncias despidas da verdade e de fundamentos, cujo objetivo resulta no prejuízo dos cidadãos e da saúde pública.

Finalmente, cabe esclarecer a toda população de Miguel Pereira que está em pleno andamento todo um processo licitatório para a solução da disposição final dos resíduos sólidos, inclusive a remediação do atual vazadouro, que hoje não mais recebe o lixo infectante que está sendo processado por empresa especializada até que o aterro sanitário municipal esteja pronto para receber todo o lixo produzido no município, em área já adquirida para esta finalidade.

Miguel Pereira, 5 de Julho de 2007.

Roberto Daniel Campos de Almeida

Prefeito


03 julho 2007

Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Ensino de Miguel Pereira

Para um povo conseguir alcançar metas de desenvolvimento, com oportunidades para todos viverem com dignidade, é indispensável uma educação que lhe transmita os conhecimentos necessários à sua formação.

Para conseguir esta educação, - como só ensina quem sabe-, é necessário que os Professores tenham uma Formação Continuada que lhes permita atualizar as técnicas e práticas pedagógicas mais modernas e eficientes.

A Secretaria Municipal de Miguel Pereira capacita todos os professores, diretores e funcionários de apoio da Rede Municipal de Ensino.

Este ciclo de Formação Continuada versa sobre:

- Educação Infantil ; Desenvolvimento da Criança de 0 a 6 anos.

- Ciclo de alfabetização e 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental; Processo de Construção da Leitura e da Escrita.

- Agentes de Leitura; Praticas Leitoras

- Educação Especial; Os Desafios da Inclusão

- Gestão Educacional

- Educação de Jovens e Adultos; Funções da EJA na Atualidade

- Pessoal de Apoio; O Cotidiano Escolar

- Professores de 5ª a 8ª Séries; Adolescência

- Sexualidade na Adolescência;

- O Fazer Pedagógico com os Alunos Adolescentes

Veja a foto dos diretores que participaram na palestra sobre Gestão Educacional e assista ao vídeo no blogue do site www.panoramaregional.com.br do depoimento da Professora Tânia Maria Machado Pinto, Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá e das diretoras de Escola, sobre o curso de Formação Continuada e o Grande Arraia realizado na Praça da Estação de Trem de Miguel Pereira por sugestão do Prefeito Roberto de Almeida, organizado em colaboração mutua das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Turismo, cujo resultado foi a integração e confraternização de todas as faixas de idade e diferentes bairros da cidade, caminho para a inclusão social.

Expo-pré em Paty do Alferes

Confira o vídeo da Expo-pré e a matéria no Jornal Panorama Regional que será impresso esta semana.

02 julho 2007

Escola CEPE realizou grande Arraiá em comemoração aos 30 anos da Escola

Foi no sábado que toda a familia CEPE se reuniu no grande Arraiá promovido pela Escola. O evento que foi na quadra esportiva reuniu mais de 200 pessoas.
Confira um pequeno vídeo do evento e na sexta-feira uma matéria exclusiva com fotos.



Projeto Viva Verde

A Carta Verde é um termo de compromisso ratificado por diversas Instituições que trabalham pelo Meio Ambiente em nosso país e que esta semana, no dia 7 de julho de 2007 se faz presente no Live Earth.

Num esforço coletivo e em rede, instituições preocupadas com a questão ambiental no Rio de Janeiro uniram-se na ação VIVA VERDE para manifestar e reafirmar os princípios da Carta da Terra - escrita quinze anos atrás, nesta mesma cidade, durante a Eco-92; reafirmamos, também, os princípios do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, como garantia do compromisso de dispormos o planeta com responsabilidade, por todos os povos da Terra e com as gerações futuras.

01 julho 2007

Arraiá de Miguel Pereira recebeu visita do Centro de Convivência do Idoso

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Miguel Pereira levou os idosos do Centro de Convivência do Idoso para curtir o Arraiá realizado pela Prefeitura Municipal de Miguel Pereira.
Confira abaixo um pequeno vídeo da animação dos idosos.

O Instituto Nacional de Câncer - INCA - está precisando urgentemente de doadores de sangue.

O Banco de Sangue está quase vazio e o Hospital enfrenta dificuldades, até para marcar cirurgias, muitas vezes, precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade, que também passam pela mesma dificuldade: falta de doadores.A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante. Sem ela, muitos Pacientes não conseguiriam sobreviver aos tratamentos que envolvem drogas pesadas. Para doar, basta chegar na portaria do Hospital com sua carteira de identidade ou qualquer documento similar, apresentando-se como doador. NÃO vá em jejum, alimente-se de coisas leves e não gordurosas, evite o álcool por pelo menos 12 horas. Você deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos e pesar 50kg ou mais. A mulher pode doar a cada 3 meses e o homem a cada 2 meses. Esta mensagem pode alcançar muitos doadores, se você enviar agora para outros endereços. Por favor, colabore. Faça a sua parte!