02 janeiro 2007

Comandante do Corpo de Bombeiros toma posse


O governador Sérgio Cabral participou hoje da solenidade de transmissão de cargo ao novo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, que ocupará também o cargo de subsecretário estadual de Defesa Civil. O trabalho integrado com a equipe chefiada pelo secretário Sérgio Côrtes deu o tom da cerimônia, já que a – Defesa Civil e Saúde fazem parte da mesma estratégia, que é a defesa da vida. O Corpo de Bombeiros vai continuar a trabalhar muito na área da saúde, como já fazem os militares que são médicos e dentistas. E esta corporação, que já presta um grande serviço à população e tem o seu reconhecimento, vai dar mais disciplina e terá maior presença nos hospitais do Rio – afirmou o governador. Para o novo comandante, que recebeu o cargo do coronel Carlos Alberto de Carvalho no Quartel Central da corporação, no Centro do Rio, a integração vai agilizar os trabalhos, beneficiando a população. Com a unificação, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do governo federal, o Programa Emergência em Casa do governo do estado e o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros terão uma única central de atendimento, facilitando o trabalho de regulação desses serviços. – Vamos unir o melhor programa que existe, que é o SAMU, à melhor gestão, que é a do Corpo de Bombeiros. A população passará a ser atendida com a integração dos três programas de forma coordenada e com maior capacidade de resposta – avaliou o coronel Machado. Cabral também elogiou o trabalho realizado pela corporação, que completou 150 anos em 2006, e foi classificada pelo governador como “o melhor Corpo de Bombeiros do país pelos seus soldados e seus oficiais”. Se fosse por eficiência, nosso governo não extinguiria a Secretaria de Defesa Civil. Extinguiria a Secretaria de Saúde, que é uma barbaridade. Queremos reduzir e racionalizar o estado, prestigiando a área fim – explicou. O governador também garantiu que as promoções na corporação seguirão critérios técnicos e avaliação de desempenho.
– No Corpo de Bombeiros, esse problema corre paralelo e eu tenho que homenagear o coronel De Carvalho por isso, mas vale a pena ratificar minha determinação. Cada servidor público do Corpo de Bombeiros pode ter certeza de que a sua ascensão profissional e sua capacidade serão mensuradas por sua evolução e desempenho como servidor, e não por ter no currículo amizade com deputado, vereador, prefeito ou qualquer outro político do estado – destacou.
Ao transmitir o cargo para o novo comandante, De Carvalho agradeceu à corporação pelo trabalho realizado nos últimos quatro anos e lembrou a importância dos serviços prestados, que incluem prevenção e combate a incêndios, salvamentos e resgates.
– São mais de 200 mil atendimentos por ano, o que significa uma ação de socorro a cada dois minutos e meio – calculou.

Nenhum comentário: