12 junho 2007

Acidente gera polêmica sobre segurança de cruzamento no centro de Miguel Pereira

Mais um aviso de alerta foi dado ontem quanto à periculosidade da principal via de acesso ao centro de Miguel Pereira, em frente a Job Veículos. Um carro fusca, branco, dirigido pelo arquiteto Nicolau, 70 anos ( de boné azul na foto ) colidiu com uma moto de Renan Alves Dutra ( que ficou caido na via principal ).

Confira os dois vídeos exclusivos feitos pela equipe do Panorama Regional, o maior jornal semanário da nossa região.

A pedido de alguns leitores e internautas, o jornal Panorama Regional estará produzindo uma matéria acerca dos acidentes envolvendo motociclistas. Pelo que parece a maioria dos acidentes tem envolvido pessoas que não tem habilitação para dirigir.



Conselho Nacional de Justiça dá posse a novos conselheiros no dia 14 de junho

A nova composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para mandato de dois anos, toma posse nesta quinta-feira (14/07). A cerimônia está marcada para as 10h, no Bloco B do Anexo II do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. O conselho Nacional de Justiça é composto por 15 membros: nove do Judiciário e seis representantes externos. As indicações do Judiciário são feitas pelo Supremo Tribunal Federal (o presidente e dois magistrados da Justiça Estadual), pelo Superior Tribunal de Justiça (um ministro para a Corregedoria Nacional de Justiça e dois magistrados da Justiça Federal) e Tribunal Superior do Trabalho (um ministro e dois juízes do Trabalho). As indicações de fora do Judiciário são feitas pela OAB (dois advogados), Ministério Público (um promotor e um procurador), Câmara dos Deputados e Senado Federal, que indicam, cada um, um cidadão. Os mandatos são de dois anos e os conselheiros podem ser reconduzidos uma vez.
Nesta primeira renovação, onze novos nomes já foram oficialmente indicados, um conselheiro já foi reconduzido e a ministra Ellen Gracie continua na presidência do Conselho. Ainda estão pendentes as indicações do Senado Federal e da Câmara de Deputados.
Os nomes já indicados são, pelo Supremo Tribunal Federal, desembargador Rui Stocco e juíza Andréa Pachá. Pelo Superior Tribunal de Justiça, ministro César Asfor Rocha, que assumirá a Corregedoria Nacional de Justiça, juiz Jorge Maurique e desembargador Mairan Gonçalves Maia Júnior. Pelo Tribunal Superior do Trabalho, ministro Gelson de Azevedo, juiz Altino Pedrozo dos Santos e juiz Antonio Umberto de Souza Júnior. Pela Ordem dos Advogados do Brasil, os advogados Técio Lins e Silva e o conselheiro Paulo Lôbo (reconduzido). Pelo Ministério Público, o promotor Felipe Locke Cavalcanti e o procurador José Adonis Callou de Araújo Sá.
O Senado Federal já sabatinou o ministro César Asfor Rocha. Os outros conselheiros serão sabatinados nesta quarta-feira (13/06), às 11h30, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Depois da sabatina, o plenário do Senado deve aprovar as indicações para, em seguida, encaminhá-las à Presidência da República, que publicará ato de nomeação dos novos conselheiros e a recondução dos que permanecerão neste segundo mandato.

11 junho 2007

Programa de silvicultura incentiva plantio de florestas

Se depender do governo do estado e do trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento em conjunto com as secretarias do Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, o Rio de Janeiro terá nos próximos anos a possibilidade de rever o verde de áreas devastadas e com solo empobrecido. O fenômeno afeta principalmente municípios das regiões Noroeste, Centro-Norte e Médio Paraíba, onde a pecuária e a plantação de café tiveram seu auge no passado.
Segundo o secretário de Agricultura, Christino Áureo, projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa sobre Silvicultura Econômica pretende incentivar o plantio de florestas de uso comercial e industrial, o que ajudará a recuperar áreas degradadas ambientalmente, além de promover a recuperação da Mata Atlântica.
– O projeto visa aumentar o número de áreas verdes com a ajuda das pessoas que se dispuserem a fazer o plantio de árvores. O intuito é recuperar margens de rios e a mata ciliar por meio do plantio no entorno de nascentes e topos dos morros – explicou.
De acordo com Áureo, o projeto está voltado para quase todo o estado. Áureo explicou que a lei criará condições para viabilizar outras espécies vegetais como as destinadas à produção de biodiesel.

Valença terá o maior relógio do mundo, projetado por Hans Donner

O designer gráfico Hans Donner, conhecido pelos trabalhos que desenvolve para a TV Globo, esteve em reunião com o Vice-governador Pezão, realizada em 5 de junho, para apresentar o projeto de construção do Observatório da Serra da Beleza, em Valença. O projeto, comandado pela Subsecretaria de Estado de Governo do Interior, a cargo do Edilson Silva, vai unir a beleza natural e mística da região ao conceito inovador de Hans, marca de suas criações.
Quem olhar por cima, poderá ver o maior relógio do mundo, com 42 m, idealizado no conceito do Hans, usando curvas, retas, luz e sombra, ao invés de ponteiros para marcar o tempo.
A reunião foi acompanhada pelo Prefeito de Valença, Fábio Vieira, Luiz Carlos Preste F.º, representante de Conservatória e Arnaldo Gonzaga, empresário local que doou o terreno. Foi geral a empolgação de todos com a recepção do Vice-governador. O Observatório, que ficará entre os distritos de Conservatória e Santa Isabel, abrigará um museu sobre ufologia, casa da cultura, biblioteca, sala de exposições, bar/ lanchonete, auditório para 100 pessoas, loja e toda infra-estrutura turística. Um resort deverá ser construído para aumentar o número de quartos locais e apoiar o turismo local.

10 junho 2007

Um dia na vida de Joana


A cadeirante Joana Roquette é heroína da guerra de mais cem anos pela inclusão das pessoas com deficiência

Por Diego Paes

No mês de maio recebi a tarefa de acompanhar a cadeirante Joana Roquette em sua odisséia diária para ir de casa ao trabalho, na Praça Mauá. Joana é funcionária concursada do Tribunal Regional Federal (TRF) e leva cerca de 2 horas por dia no ponto de ônibus para ir trabalhar, já que o ônibus adaptado que ela utiliza não tem hora certa para passar. Aos três anos foi diagnosticada em Joana a Amiotrofia Espinhal Progressiva, que foi debilitando seus movimentos aos poucos. Com oito anos ela perdeu os movimentos dos membros inferiores e a cadeira de rodas passou a fazer parte de seu dia a dia. Contudo, ela não se deixou abater e, hoje, além de seguir com suas sessões de hidroterapia, trabalha e, quando sobra tempo, ainda dá uma esticada na noite carioca.

Confira a noticia publicada no site do IBDD