16 dezembro 2007

Luiz Ferraretto debate rádio digital com Ministro das Comunicações

Hélio Costa explicou a implementação da nova tecnologia no Brasil

O governo quer ser parceiro da empresa norte-americana i-Biquity, detentora da tecnologia HD Radio, no desenvolvimento de um sistema de transmissão e recepção de rádio digital. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, em reunião, em Brasília, com representantes de 89 professores e pesquisadores ligados ao Núcleo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A comissão, que teve o professor de jornalismo da ULBRA, Luiz Artur Ferraretto, como um de seus três integrantes entregou ao ministro uma carta com propostas para a adoção de uma tecnologia digital para o rádio.

Ao se referir à parceria com a i-Biquity, o ministro disse que o interesse do governo é ser como um sócio da empresa para, inclusive, fabricar equipamentos no Brasil e, no futuro, exportar transmissores e receptores para outros países da América Latina. Hélio Costa condicionou esta aproximação à abertura da tecnologia, hoje proprietária, ou seja sob controle total da empresa. Com a medida, os radiodifusores passariam a ter direito de uso e de adaptação do HD Radio às características do sistema de radiodifusão sonora brasileiro.

O ministro acenou, ainda, com a possibilidade de abertura de financiamentos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a indústria eletro-eletrônica. Até o final do ano, Hélio Costa espera receber da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um relatório, “pormenorizado e consolidado”, sobre a situação dos testes com o HD Radio que estão sendo realizados por emissoras comerciais.

Durante o encontro, o ministro comprometeu-se em manter um canal aberto à discussão com a comunidade científica, prometendo analisar as sugestões apresentadas pelos pesquisadores. A comissão de representantes dos pesquisadores de rádio e mídia sonora avalia como positivo o encontro com Hélio Costa e seus assessores. Os professores esperam que a decisão sobre o sistema brasileiro de rádio digital considere as sete diretrizes apontadas na carta entregue ao ministro: manutenção da gratuidade do acesso ao rádio, transmissão de áudio com qualidade em qualquer situação de recepção, adaptabilidade do padrão escolhido ao parque técnico instalado, coevolução e coexistência do digital com o analógico, aparelho receptor com potencial de popularização, escolha de uma tecnologia não-proprietária e com potencial de integração do rádio com outras mídias digitais.

Comitiva francesa, que está no país para discutir implantação do trem-bala, se reúne com técnicos do governo na Secretaria de Transportes do Estado

Na próxima segunda-feira (17/12), o secretário Julio Lopes e técnicos da Secretaria de Transportes se reúnem com os engenheiros da SYSTRA para discutir propostas para a implantação do trem-bala entre Rio e São Paulo. A SYSTRA é a subsidiária das duas principais estatais do setor de transportes na França: a SNCF ( Soquete Nationale des Chemins de Fer), responsável pelos trens de carga e passageiros e pelo sistema de trem de alta velocidade em todo país, e a RATP ( Régie Autonome des Transports Parisiens), empresa responsável por todos os transportes públicos da França, como trem, ônibus, metrô e VLT.

O líder da missão francesa e diretor da SYSTRA para América, Oriente Médio e África, Claude Gevrey, durante a manhã, estará reunido com o diretor de Infra-estrutura do BNDES, Wagner Bittencourt. Dando prosseguimento à agenda de trabalho, à tarde a reunião acontece na Secretaria de Transportes, onde, por volta das 15h00, o diretor da companhia francesa falará com a imprensa sobre os planos dela para o trem-bala brasileiro.

A SYSTRA já desenvolveu projetos para implantação de trens de alta velocidade para 150 países e 350 cidades. Entre as realizações mais importantes está a construção do Eurostar - linha de TGV que liga Paris a Londres sob o Canal da Mancha. A empresa também elaborou o projeto de engenharia para os trens de alta velocidade em países como a Espanha, Coréia, Espanha, Bélgica, Alemanha, China, Itália, Marrocos e México. E atualmente é responsável pelos estudos de implantação do trem-bala argentino, que vai ligar Buenos Aires, Rosário e Córdoba.

- A expectativa é de que, no mínimo, os franceses contribuam com o know-how que eles têm. São mais de 20 anos de pesquisa em tecnologia e investimentos em linhas e trem de alta velocidade. Não é à toa que o recorde mundial de velocidade de trens pertence a eles: 574,8 km/h. Queremos muito que a França nos ajude a avançar nos estudos sobre o nosso trem-bala – disse Julio Lopes.

A França é o país que tem a maior rede de linhas de alta velocidade: são 1.200 km, com cerca de 200 destinos dentro do país e entre os países vizinhos.