01 fevereiro 2011

POSSE DE DEPUTADOS DÁ INÍCIO À 10ª LEGISLATURA DA ALERJ


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) deu início à 10ª legislatura, nesta terça-feira (01/02), com a realização da sessão preparatória de posse dos setenta eleitos que agora integram o Parlamento estadual até 2014. Compondo a mesa da cerimônia, o governador Sérgio Cabral, empossado no mesmo plenário há um mês, ressaltou a participação do Legislativo nas conquistas de seu Governo e garantiu que o Executivo manterá com a Casa “a relação de franqueza que permitiu ao Estado chegar a um patamar nunca antes atingido de excelência econômica, alto índice de investimento e de emprego”, citou, agradecendo particularmente ao ex-deputado Jorge Picciani, que presidiu a Alerj pelos últimos oito anos. “Como já vinha sendo feito, continuaremos com essa índole da parceria, respeitando a pluralidade e o contraditório, e faremos mais uma grande parceria pelo bem do Estado”, discursou. Apenas o deputado André Corrêa (PPS), doente, não compareceu à posse.

Ao lado de Cabral, formaram a mesa o seu vice, Luiz Fernando Pezão, Jorge Picciani, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ), desembargador Luiz Zveiter, a deputada Graça Matos (PMDB), primeira secretária da Alerj, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Aloysio Neves, representando o presidente do órgão, conselheiro Jonas Lopes. A sessão foi presidida pelo deputado Átila Nunes (PSL), que, iniciando seu 11º mandato, é o parlamentar há mais tempo na Casa. Lembrando a pouca idade que tinha quando assumiu seu primeiro mandato, no início dos anos 70, ele aconselhou os jovens deputados eleitos para esta legislatura a valorizar a experiência dos colegas mais velhos. E, lembrando o período da ditadura militar, elogiou o decano Gerson Bergher (PSDB) por sua “vida pautada pela luta contra a xenofobia e pela igualdade de direitos”.

O parlamentar também chamou a atenção dos 31 deputados que não estavam na Casa na última legislatura para ‘os novos rumos’ do parlamento nas gestões Cabral e Picciani (cada um presidiu a Alerj por oito anos), dando como exemplo medidas pioneiras como o fim do jeton (gratificação por hora extra), do nepotismo e a redução do recesso parlamentar. E elogiou Picciani, que se despede da Casa: “Como dizem, mais importante que fazer novos amigos é conservar os antigos. E Picciani deixa aqui um séquito de amigos”, discursou, sendo muito aplaudido. “Nunca o vi deixar um amigo, fosse ele deputado ou não, abandonado. Você é uma das pessoas mais solidárias que já conheci”, afirmou, dirigindo-se ao ex-deputado, que prestigiava a posse do filho caçula, Rafael Picciani (PMDB).

A sessão foi iniciada às 16h com a execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar do Estado enquanto as bandeiras nacional e estadual serão hasteadas. Em seguida, de pé, todos repetiram com o deputado Átila Nunes o seguinte compromisso solene: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”. Em seguida, os parlamentares, quando chamados por ordem alfabética, responderam “Assim o prometo” e, na sequência, assinaram o termo de posse. Ao final do evento, o coral Alerj

Pró-Canto apresentou as músicas Suíte dos Pescadores (Dorival Caymmi), Trenzinho caipira (Villa Lobos) e Panis Angelicus.

Nova Mesa Diretora será eleita nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) elegerá a Mesa Diretora que regerá seus trabalhos pelos próximos dois anos nesta quarta-feira (02/02), às 15h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes. A votação será iniciada com a eleição do próximo presidente, que dará entrevista coletiva após a sessão. O processo se dará em duas votações, uma com decisão por maioria absoluta (36 votos) e outra por maioria simples. Em seguida, serão eleitos os 1º, 2º, 3º e 4º vice presidentes, o 1º, 2º, 3º e 4º secretários da Mesa e quatro suplentes, todos em duas votações. A coletiva do novo presidente da Alerj será na sala da presidência, que fica ao lado do Plenário, no segundo andar.

As chapas se inscreverão na hora e não será permitido o registro de candidatura avulsa para qualquer uma das vagas. A votação será aberta e confirmada após a totalização dos votos, com a leitura das opções de cada deputado. Os parlamentares poderão mudar de voto durante a leitura. Concluída a contagem com a totalização dos votos, o presidente da sessão, deputado Átila Nunes (PSL) – que presidirá por ser o parlamentar com o maior número de mandatos – proclamará a chapa eleita, que será empossada em seguida. Para a cobertura da eleição da Mesa Diretora não será necessário credenciamento prévio.


Confira todas as fotos no link