03 fevereiro 2009

Prefeitura de Paty busca excelência em qualidade agropecuária

O prefeito de Paty do Alferes, Rachid Elmôr, se reuniu nesta quarta-feira, 28, com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, para selarem parceria no projeto da Prefeitura visando transformar a agropecuária patyense em referência de qualidade, seguindo uma tendência mundial de produção certificada e ecologicamente correta.
Rachid Elmôr apresentou a proposta de implementação de um programa de diversificação de culturas e seus desdobramentos no Município como gerar empregos, profissionalizar o trabalhador rural, agregar valor, não agredir o meio ambiente e assim, fazer da agricultura patyense referência em qualidade.
No conjunto apresentado pelo prefeito está o PIT (Programa Integrado de Tomate), destinado a garantir melhores resultados na produção do tomate, certificando-o com um Selo de Qualidade emitido pelo INMETRO. Assim, o consumidor terá certeza de adquirir o melhor produto e se fidelizará.
Christino Áureo parabenizou Rachid pelo projeto e disse que o PIT vai ao encontro das estratégias da Secretaria Estadual de Agricultura que são sustentabilidade, melhoria no padrão de preço e fixação do agricultor na lavoura. “Podem contar com o nosso apoio. Vamos promover a mudança de paradigma da produção agrícola em Paty do Alferes”, afirma o Secretário.

Paty participa de encontro com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O prefeito de Paty do Alferes, Rachid Elmôr, e a secretária de Turismo, Belisa Ribeiro, participaram do encontro organizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na última terça-feira (27/1) junto com os prefeitos dos municípios do Estado do Rio, no Hotel Copacabana Palace.
O evento pretendeu informar aos gestores fluminenses e aos secretários das cidades interioranas sobre as funções do Iphan e como é possível solicitar o auxílio do órgão federal em casos de tombamento histórico, preservação de patrimônio arqueológico e registros de expressões imateriais como manifestações artísticas populares regionais.
Na ocasião, o superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, disse que o evento tem a função didática de lembrar a importância da preservação histórica e suas derivações. Decretos como o de nº 3.551, publicado em 2000, que estabelece a proteção do patrimônio imaterial, e a Lei nº 3.924, que dispõe sobre o patrimônio arqueológico, foram citados.
Rachid Elmôr considerou proveitoso o encontro, pois acredita ser urgente a necessidade de Paty buscar meios de administrar melhor seus patrimônios culturais.
O resultado foi considerado positivo pela equipe do Iphan. Ao todo, 82 representantes, dos 92 municípios do Estado estiveram presentes ao evento.