08 junho 2007

Prefeito adquire máquina para capinar vias públicas

Miguel Pereira – O prefeito Roberto de Almeida está com toda a disposição para manter limpa a cidade de Miguel Pereira. Além de concluir processo para a compra de terreno para resolver o problema do lixão, a Prefeitura acaba de receber um veículo para capinar vias públicas. O equipamento e seus acessórios representam investimentos de R$ 80 mil, e pode capinar além das ruas de paralelepípedos terrenos com mato. A operação do veículo corresponde ao trabalho de mais de 30 homens. No primeiro dia de trabalho registramos a presença do vice Rubem de Jesus, e do Secretário Célio Canedo.

07 junho 2007

Paty do Alferes lança planejamento da Agenda 21 Local e inaugura CER

Paty do Alferes – Com a presença de autoridade federal, a coordenadora da Agenda 21 Nacional do Ministério do Meio Ambiente, Karla Matos, o município de Paty do Alferes comemorou o Dia do Meio Ambiente (5/6) laureado de êxitos e pioneirismo. Em cerimônia ocorrida na Câmara Municipal dos Vereadores, foi lançado o Planejamento da Agenda 21 Local e lançado o Coletivo Educadores Regionais (CER) de Paty do Alferes.

Entre as 400 Agendas 21 do Brasil, Paty do Alferes é o primeiro município a concluir seu planejamento referente às ações da Agenda 21. Na presença da coordenadora Karla, da Prefeita Lúcia de Fátima Fernandes (Batata), do presidente da Câmara legislativa, vereador Aroldo Orém, e representantes da APA Palmares e associações de moradores, o superintendente estadual da Agenda 21-RJ, Carlos Frederico Castelo Branco (Calico), que foi coordenador do Fórum da Agenda 21 de Paty do Alferes, apresentou um resumo áudio-visual do trabalho, que na forma impressa contém 291 páginas.

Segundo enfatizou, desenvolvimento sustentável é uma preocupação manifestada na literatura brasileira desde o século XVII, quando Joaquim Nabuco discorreu sobre a devastação no Vale do Paraíba do Sul e a escravatura. “Qualquer processo de desenvolvimento deve estar atrelado ao debate, à sustentabilidade e preservação ambiental. No passado a devastação se dava por machados e, hoje, se utiliza a moto-serra”, salientou o superintendente estadual da Agenda 21.

O secretário de Meio Ambiente, José Jorge de Barros Santos Filho (Zezé da Floresta) frisou que os resultados obtidos para a elaboração da Agenda 21 de Paty do Alferes são frutos de um entendimento do grupo de pessoas envolvidas. Agora, disse ele, será imprescindível a coesão de forças e apoio, principalmente da Câmara dos Vereadores. “Vamos apresentar propostas de leis e vislumbramos que todas sejam apoiadas por unanimidade, com as assinaturas dos nove vereadores que compõem a Casa Legislativa”, enfatizou.

Todos destacaram a APA Palmares, que é uma unidade de conservação ambiental, do 1º Distrito de Paty do Alferes, que já dispõe de um grupo gestor e que iniciou a elaboração de seu plano de manejo. A secretária executiva do Fórum da Agenda 21 patyense, Mônica de Almeida Machado, destacou a importância da visão de futuro, a longo prazo, para se estabelecer diretrizes e ações visando o desenvolvimento sustentável.

Unanimidade dos participantes da cerimônia foi o agradecimento à prefeita Batata, que em 2001 enfrentou todas as adversidades e montou o Fórum da Agenda 21. Em seu pronunciamento, a prefeita enfatizou a importância da política participativa, com a participação dos poderes Executivo, legislativo e da população.

Batata relembrou ainda que de atos promulgados em 2002, somente agora, em seu segundo mandato, é que começa a ver os resultados. Atentou ainda para a continuidade desse trabalho de participação de todos e de ações voltadas para a preservação ambiental.

Representantes do Instituo Terra informaram que o CER de Paty do Alferes poderá contar com o apoio do acervo da Sala Verde, inaugurada no mesmo dia 5 de junho em Miguel Pereira.




06 junho 2007

FALANDO DE MEIO AMBIENTE

Diariamente, ao abrir meus olhos e contemplar toda a beleza à minha volta, sinto uma vontade imensa de compor um hino, um desejo incontido de cantar esse pacote harmônico que me permite sobreviver. Lembro-me daquele texto bíblico, muito expressivo, que fala sobre os lírios do campo: "... eles não trabalham nem fiam... porém, nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

Hoje – e sempre – minha fala é toda para o Meio Ambiente, reforçando a tese de que é necessário refletir e agir no sentido de minimizar os efeitos negativos do comportamento humano em relação à Natureza. É muito gratificante a gente ir somando as respostas positivas aos gritos que vêm ecoando em todos os continentes, numa proposta séria, verdadeira, em prol de um amanhã menos comprometido. É sinal de que nosso trabalho não tem sido em vão; é uma prova de que há esperança de se evitar o pior. Mais importante ainda é ver que, enfim, os povos começam a usar a receita que poderá livrá-los de maiores catástrofes.

Durante a semana, estaremos comemorando o Dia do Meio Ambiente. Mais uma vez, o Criador nos dá a honra de cuidarmos desse legado. Por sua graça e misericórdia, estamos vivos, plantando, colhendo, produzindo. Temos a Natureza, por inteiro, à nossa disposição. Isso é benção! E deve ser, também, um motivo a mais para continuarmos investindo em mudanças que levem a um crescimento qualitativo, numa visão menos egoísta de exploração dos recursos, garantindo às futuras gerações o bem mais precioso: a vida!

Com informações constantes, que nos mostram ao vivo e a cores as transformações ambientais pelo mundo afora, percebe-se que os alertas dados até agora estão fazendo efeito. Por exemplo, nunca se viu tanta gente preocupada com preservação. Será que beberam a poção mágica da conscientização? Ou, quem sabe, os sinais de cobrança da Mãe Natureza os levaram à razão? Qualquer que seja a resposta, a verdade é que a maioria das universidades já abraçou essa causa, incluindo em seus programas cursos paralelos, voltados para essa área. Isso prova que nossos gritos funcionam, têm retorno positivo. Graças a Deus!!!

Fala-se mais em Meio Ambiente, hoje, que em qualquer outra época. Anos atrás, durante uma palestra sobre o assunto, alguém questionou: "Bate-se tanto nesta tecla! Mas, afinal, o que é Meio Ambiente?". Percebendo sua dificuldade em entender a dimensão desse pacote, respondi que Meio Ambiente era ele, ali, naquele espaço, com tudo que o cercava; ou seja, a terra que ele pisava, o ar que respirava, o vento que o acariciava, o sol que o aquecia, a fauna e a flora que ele contemplava, etc... etc... etc... Se ele fosse ao dicionário, encontraria uma definição mais clássica. Talvez esta: "Meio Ambiente é o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos". Eu, particularmente, prefiro as definições poéticas, como a que me veio à mente naquele exato momento.

Aproveito esse clima de comemoração, para cumprimentar Paty de Aferes, na sua liderança, pelos programas ambientais que vêm desenvolvendo. São medidas que merecem o nosso aplauso e admiração; são avanços que fazem a diferença na economia de toda a região. Refiro-me, especialmente, ao investimento feito na Usina de Reciclagem, voltado também para o tratamento de resíduos hospitalares, com o objetivo de evitar contaminação tanto no ambiente médico quanto na comunidade. Isso é crescer na direção certa! Parabéns!!! Espero, em breve, poder abraçá-los pessoalmente por mais essa conquista.

Num texto de Paulo Coelho, quando de sua visita ao mosteiro de Melk, na Áustria, vi que o Meio Ambiente também foi objeto de estudo, e esbarrei nesta frase: "... quanto mais mudamos no pequeno, mais o grande é transformado". Encerro esta crônica, deixando com vocês, leitores, esta porção literária para reflexão. Creio no milagre da transformação!

Por Ruth Vianna

Cidade do Rio terá primeira frota de ônibus a biodiesel do Brasil

O Rio de Janeiro será a primeira cidade brasileira a ter uma frota de ônibus movida a 5% de biodiesel. Lançado nesta terça-feira, no Aterro do Flamengo, o programa “B5 na Frota de ônibus do Estado” é uma parceria entre o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), a subsidiária da Petrobras, BR Distribuidora, e as empresas Mercedes Benz e Volkswagen.
De acordo com a Secretaria de Transportes, inicialmente serão 3 mil ônibus na Região Metropolitana. A meta é ter, até o ano de 2008, 18.300 veículos rodando com biodiesel.

Para o governador Sérgio Cabral, o Rio saiu na frente ao se colocar como um estado preocupado com desenvolvimento sustentável e compensação ambiental. Segundo Cabral, a frota de ônibus é a primeira do Brasil e do mundo a funcionar com 5% de biodiesel, misturado ao combustível tradicional: o diesel.

- O Rio de Janeiro transformou-se no estado de referência no consumo de biodiesel no planeta. É o primeiro estado do mundo, não é só do Brasil, a ter esta conversão no seu transporte de massa para o B5. E isso é um fato que precisa ser comemorado. É algo extraordinário. Creio que outros estados vão seguir o exemplo do Rio de Janeiro – afirmou, lembrando carta enviada pelo presidente Lula ao governo do estado sobre o tema.

Em carta, Lula afirmou que a solenidade tem grande significado para o transporte público e para as políticas de produção em larga escala de combustíveis alternativos realizadas pelo governo federal.

O projeto B5 na Frota de ônibus do Estado segue as determinações do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, especificadas na Lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005. O documento prevê a adição obrigatória, a partir de 2008, de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo utilizado nos veículos. Na legislação, consta que até 2013 a quantidade de biodiesel deverá chegar a 5%. A parceria entre governo do estado, a Fetransport, a BR Distribuidora, a Mercedes Benz e a Volkswagen permitirá antecipar a meta governamental de utilização do B5 em 6 anos.

De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, o setor de transporte é responsável por cerca de 24% do dióxido de carbono (CO2) lançado na atmosfera, e a participação das frotas das grandes cidades na emissão de gases do efeito estufa aumenta a cada ano 2,5% no mundo. Nos países em desenvolvimento, a taxa é ainda maior, chega a 4,4% ao ano.

Também estiveram presentes à solenidade o vice-governador Luíz Fernando Pezão, o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, o secretário municipal de Transporte, Arolde Oliveira, além de Lélis Teixeira, presidente executivo da Fetranspor, e José Carlos Reis Lavouras, presidente do Conselho de Administração da Fetranspor.

Prefeitos apóiam zoneamento florestal proposto pelo Governo

Sérgio Cabral recebeu comissão de prefeitos no Palácio Guanabara

Uma comissão de prefeitos entregou ao governador Sérgio Cabral nesta terça-feira, dia 5 de junho, abaixo-assinado de 35 municípios das regiões Norte, Noroeste e Sul Fluminense, entre eles Itaperuna, Campos, Barra Mansa e Resende, em defesa do projeto do Governo que modifica o zoneamento florestal do território e permite o surgimento de uma indústria de base florestal. Ela poderá abastecer com madeira segmentos da indústria e do comércio, gerando emprego e renda nas áreas de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O governador Sérgio Cabral agradeceu o apoio dos prefeitos e afirmou que a exploração econômica dessas florestas é um projeto de médio prazo. "Daqui a 10 anos estaremos comemorando os frutos. Quando a lei for aprovada, o setor industrial vai se organizar em torno desse fornecimento e criar novos pólos de geração de emprego", afirmou.
O secretário de Desenvolvimento do Rio, Júlio Bueno, implementou a mesma medida no Espírito Santo e disse que agora o Rio vai deixar de ter uma lei restritiva e competir em pé de igualdade não só com os capixabas, mas também com Minas Gerais e São Paulo. Ele lembrou que o Noroeste pode se beneficiar com a exportação da matéria-prima pelo Porto do Açu, que será construído em São João da Barra.
O vice-presidente da Firjan, Carlos Fernando Gross, ressaltou que a federação sempre apoiou o surgimento da indústria de base florestal: "A silvicultura econômica é uma das atividades mais rentáveis do agronegócio no Brasil e vem beneficiando agricultores, inclusive pequenos e médios, em diversas regiões brasileiras", afirmou.
O projeto de lei 383/2007 está em discussão na Assembléia Legislativa, com votação em breve. Se for aprovado, dará ao Rio condições de competir na produção e exportação de madeira, matéria-prima que é largamente utilizada na indústria moveleira, de construção civil, cerâmica, siderurgia, papel e celulose, e também na própria agricultura, em padarias e pizzarias.
O texto define critérios para o zoneamento dessas florestas, que podem ser plantadas com espécies como eucalipto, cedro australiano e seringueira, ao mesmo tempo em que respeita o Código Florestal Brasileiro, recupera as áreas de reserva legal - ao estabelecer contrapartidas de plantação de reservas de Mata Atlântica - e gera fontes de renda para os pequenos produtores.

03 junho 2007

Festa do Tomate promete lotar a região da Serra Azul

Esta festa que hoje é considerada a maior de nossa região, costuma reunir em Avelar, Paty do Alferes milhares de pessoas durante os cinco dias de evento. A festa acontece no Parque de Exposições. Além dos super shows que a Prefeitura oferece, a festa conta ainda com stands diversos com artesanato, cachaças regionais, comidas típicas, concurso de culinária, concurso de tomate, concurso leiteiro e diversas provas esportivas.

Confira os mapas de como se movimentar em Paty, cedidos pela DIDEV.