06 outubro 2007
Produtores de flores de Miguel Pereira recebem capacitação
O objetivo deste trabalho é capacitar os produtores para uma atividade que está em expansão na região e no Estado. No município de Miguel Pereira 15 agricultores familiares já desempenham a atividade, com o cultivo de folhagens e de flores de corte, com destaque para Tango e Gypsophila.
De acordo com a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias, além do incentivo a produção de flores de clima temperado, o programa vai financiar também na região projeto para produção de bromélias. O Florescer oferece financiamento com juros de 2% ao ano, limitado a 50 mil por produtor, com prazo de pagamento de até cinco anos.
05 outubro 2007
No Dia Internacional do Idoso, o Centro de Convivência do Idoso em Miguel Pereira teve várias atividades...
Em seguida foi feita a eleita a Rainha dos Idosos. Foi um dia inteiro com várias atividades. O Prefeito Roberto de Almeida esteve presente acompanhando as atividades.
02 outubro 2007
Valença sediará o I Fórum Regional preparatório do I Congresso Rio Eco Rural
Com objetivo de apontar soluções realistas para o desenvolvimento com sustentabilidade da produção rural e pesqueira fluminense será realizado em Valença, o I Fórum Regional preparatório do I Congresso Rio Eco Rural. O encontro será no próximo dia 05 de outubro, sexta-feira, a partir das 8:30 horas, na Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), na Rua Sargento Vitor Hugo , nº 161, bairro de Fátima e está sendo organizado pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), com total apoio da Prefeitura Municipal de Valença através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. Estarão presentes no evento, produtores, técnicos, ambientalistas, representantes do setor do turismo rural e autoridades dos municípios que fazem parte das regiões do Médio Paraíba e Costa Verde.
Abertura contará com a presença do Vice-Governador
O seminário será aberto pelo Vice-Governador Luiz Fernando Pezão e terá como palestrantes os deputados estaduais Rogério Cabral e Nélson Gonçalves, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Agricultura da Alerj; o secretário municipal de Agricultura do município de Valença, Paulo Roberto Mendes de Oliveira; e o pesquisador da Embrapa Aluísio Granato de Andrade, entre os nomes já confirmados. Também participarão representantes de outras instituições e órgãos, como a Emater e as Cesma (Comissão Estadual dos Secretários Municipais da Agricultura); prefeitos e secretários das duas regiões.
Programação: (Manhã) às 8:30 horas - inscrições; às 9:00 horas - Abertura - O Agricultor Fluminense - Deputado Rogério Cabral; às 9:40 horas - Desenvolvimentos Regional Sustentável; 10:25 horas - Intervalo; às 10:40 horas - Energia no Meio Rural; às 11:20 horas - Agroecologia e Zoneamento Ecológico -Econômico; às 12:00 horas, Debates e às 12:30 horas, Almoço. (Tarde) às 14:00 horas, Organização Rural; às 14:40 horas - Pecuária de Leite - Uma Visão de Futuro; às 15:20 horas, Intervalo; às 15:40 horas - Panorama da Agricultura Local - Secretário de Agricultura de Valença; às 16:20 horas, Debates e às 17:00 horas, encerramento.
Idéia dos fóruns é recolher propostas
O objetivo de realizar fóruns nas diversas regiões do Estado é de recolher propostas de cada munícipio para enriquecer a pauta do I Congresso Rio Eco Rural, que será realizado no primeiro trimestre de 2008. Os próximos seminários já estão marcados, sempre às sextas-feiras: no dia 19/10, em Itaperuna, e no dia 26/10, em Campos dos Goytacazes.
Rio Eco Rural 207
O Rio Eco Rural 2007 terá, entre suas metas, elaborar o Cadastro Geral da Agricultura Fluminense, que será um retrato claro de nossas potencialidades e fragilidades. Produtores rurais e autoridades de todo o país discutirão, entre outros temas, programas de fomento à produção de açúcar e álcool, à floricultura, produção de óleos vegetais combustíveis, olericultura, atividade pesqueira, aqüicultura, pecuária leiteira e de corte, reflorestamento, agroindústria, recuperação de áreas degradadas, recuperação e conservação de água e solo, turismo rural e ecoturismo, energia alternativa, melhoria de estradas para escoar a produção e muitos outros assuntos.
Segundo mercado consumidor do país, o Estado do Rio de Janeiro é responsável por apenas por 0,5% da produção brasileira. Reverter esse quadro é um imperativo para autoridades e dirigentes do setor, notadamente os produtores da agricultura familiar, que plantam e colhem 90% dos alimentos consumidores no Rio de Janeiro e nos demais centros urbanos fluminenses.
30 setembro 2007
Tendências para o jornalismo em 2015
Leia mais sobre isso
Secretário de Meio Ambiente de Vassouras, Claudio Mancuzi
Sauna do Miguel Pereira Atlético Clube pegou fogo.

Assista o vídeo...
Sessão Solene na Câmara Municipal de Vassouras comemora os 150 anos da elevação de Vila a Cidade.

Confira as fotos do PANORAMA REGIONAL
![]() |
Sessão Solene dos 150 anos da elevação da Vila a Cidade de Vassouras |