06 outubro 2007

Produtores de flores de Miguel Pereira recebem capacitação

Prossegue na segunda e terça a capacitação de floricultores de Miguel Pereira, atividade conjunta entre os técnicos da Emater e do grupo executivo do Programa Florescer, da secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Com o apoio da prefeitura de Miguel Pereira, estão sendo capacitados floricultores do município em tecnologia de produção de flores de clima temperado. O treinamento foi iniciado ontem, sexta-feira, na comunidade de Catete.
O objetivo deste trabalho é capacitar os produtores para uma atividade que está em expansão na região e no Estado. No município de Miguel Pereira 15 agricultores familiares já desempenham a atividade, com o cultivo de folhagens e de flores de corte, com destaque para Tango e Gypsophila.
De acordo com a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias, além do incentivo a produção de flores de clima temperado, o programa vai financiar também na região projeto para produção de bromélias. O Florescer oferece financiamento com juros de 2% ao ano, limitado a 50 mil por produtor, com prazo de pagamento de até cinco anos.

05 outubro 2007

No Dia Internacional do Idoso, o Centro de Convivência do Idoso em Miguel Pereira teve várias atividades...

Confira a palestra sobre prevenção de saúde, ministrada por agentes da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.


Em seguida foi feita a eleita a Rainha dos Idosos. Foi um dia inteiro com várias atividades. O Prefeito Roberto de Almeida esteve presente acompanhando as atividades.

02 outubro 2007

Valença sediará o I Fórum Regional preparatório do I Congresso Rio Eco Rural

Com objetivo de apontar soluções realistas para o desenvolvimento com sustentabilidade da produção rural e pesqueira fluminense será realizado em Valença, o I Fórum Regional preparatório do I Congresso Rio Eco Rural. O encontro será no próximo dia 05 de outubro, sexta-feira, a partir das 8:30 horas, na Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), na Rua Sargento Vitor Hugo , nº 161, bairro de Fátima e está sendo organizado pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), com total apoio da Prefeitura Municipal de Valença através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. Estarão presentes no evento, produtores, técnicos, ambientalistas, representantes do setor do turismo rural e autoridades dos municípios que fazem parte das regiões do Médio Paraíba e Costa Verde.

Abertura contará com a presença do Vice-Governador

O seminário será aberto pelo Vice-Governador Luiz Fernando Pezão e terá como palestrantes os deputados estaduais Rogério Cabral e Nélson Gonçalves, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Agricultura da Alerj; o secretário municipal de Agricultura do município de Valença, Paulo Roberto Mendes de Oliveira; e o pesquisador da Embrapa Aluísio Granato de Andrade, entre os nomes já confirmados. Também participarão representantes de outras instituições e órgãos, como a Emater e as Cesma (Comissão Estadual dos Secretários Municipais da Agricultura); prefeitos e secretários das duas regiões.

Programação: (Manhã) às 8:30 horas - inscrições; às 9:00 horas - Abertura - O Agricultor Fluminense - Deputado Rogério Cabral; às 9:40 horas - Desenvolvimentos Regional Sustentável; 10:25 horas - Intervalo; às 10:40 horas - Energia no Meio Rural; às 11:20 horas - Agroecologia e Zoneamento Ecológico -Econômico; às 12:00 horas, Debates e às 12:30 horas, Almoço. (Tarde) às 14:00 horas, Organização Rural; às 14:40 horas - Pecuária de Leite - Uma Visão de Futuro; às 15:20 horas, Intervalo; às 15:40 horas - Panorama da Agricultura Local - Secretário de Agricultura de Valença; às 16:20 horas, Debates e às 17:00 horas, encerramento.

Idéia dos fóruns é recolher propostas

O objetivo de realizar fóruns nas diversas regiões do Estado é de recolher propostas de cada munícipio para enriquecer a pauta do I Congresso Rio Eco Rural, que será realizado no primeiro trimestre de 2008. Os próximos seminários já estão marcados, sempre às sextas-feiras: no dia 19/10, em Itaperuna, e no dia 26/10, em Campos dos Goytacazes.


Rio Eco Rural 207

O Rio Eco Rural 2007 terá, entre suas metas, elaborar o Cadastro Geral da Agricultura Fluminense, que será um retrato claro de nossas potencialidades e fragilidades. Produtores rurais e autoridades de todo o país discutirão, entre outros temas, programas de fomento à produção de açúcar e álcool, à floricultura, produção de óleos vegetais combustíveis, olericultura, atividade pesqueira, aqüicultura, pecuária leiteira e de corte, reflorestamento, agroindústria, recuperação de áreas degradadas, recuperação e conservação de água e solo, turismo rural e ecoturismo, energia alternativa, melhoria de estradas para escoar a produção e muitos outros assuntos.

Segundo mercado consumidor do país, o Estado do Rio de Janeiro é responsável por apenas por 0,5% da produção brasileira. Reverter esse quadro é um imperativo para autoridades e dirigentes do setor, notadamente os produtores da agricultura familiar, que plantam e colhem 90% dos alimentos consumidores no Rio de Janeiro e nos demais centros urbanos fluminenses.

30 setembro 2007

Tendências para o jornalismo em 2015

A propósito da polêmica criada pela campanha publicitária do Jornal Estadão de São Paulo que de certa forma ataca os blogues. É interessante ver este vídeo que prevê tendências para o jornalismo em 2015. O vídeo foi produzido por Robin Sloan para o museu da história dos meios.



Leia mais sobre isso

Secretário de Meio Ambiente de Vassouras, Claudio Mancuzi

Entrevista com o Secretário de Meio Ambiente de vassouras que falou ao Panorama Regional durante a Conferência de Meio Ambiente que aconteceu em Setembro na cidade.

Sauna do Miguel Pereira Atlético Clube pegou fogo.

Ontem por volta das 22h, a sauna seca do MPAC em Miguel Pereira pegou fogo. O incêndio foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros da cidade. Apesar do susto que foi grande não houve vítimas. Somente o prédio ficou destruido internamente. Segundo informações colhidas pelas nossa equipe um possivel curto circuito teria iniciado o incêndio. Confira o vídeo exclusivo do Panorama e na próxima edição impressa noticia completa sobre o caso...


Assista o vídeo...

Sessão Solene na Câmara Municipal de Vassouras comemora os 150 anos da elevação de Vila a Cidade.

A Sessão Solene realizada, hoje na Câmara Municipal de Vassouras homenageou 50 pessoas ilustres pelos relevantes serviços prestados ao município. A Cerimônia que aconteceu no Salão Nobre, foi presidida pelo Vereador Presidente, Renan Vinicius. O Panorama Regional registrou as presenças de todos os vereadores dessa casa de leis, além dos Prefeitos de Vassouras, Eurico Junior, de Paty do Alferes, Lúcia de Fátima, de Paulo de Frontin, Eduardo Paixão e dezenas de autoridades. O momento de maior emoção foi o da homenagem ao Jurista, Professor, Dr. Luis Barroso que recebeu das mãos de todos os veradores a Comenda General Severino Sombra.






Confira as fotos do PANORAMA REGIONAL

Sessão Solene dos 150 anos da elevação da Vila a Cidade de Vassouras