02 janeiro 2007

Governador dá posse ao novo chefe de Polícia Civil



O governador Sérgio Cabral deu posse hoje ao novo chefe de Polícia Civil, delegado Gilberto da Cruz Ribeiro, enfatizando a importância de se escolher pessoas para ocupar cargos públicos por seus méritos e não por indicação política. A cerimônia aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol), no Centro do Rio.
- Segurança pública é um tema fundamental em qualquer sociedade, sobretudo numa sociedade como a nossa, onde o conflito, a ousadia e o abuso da bandidagem chegou a níveis absolutamente intoleráveis. E só há uma forma de combater a tudo isso: é o governador do estado entender que segurança pública deve estar descontaminada de qualquer influência política, que o chefe da Polícia Civil deve ser escolhido pelos seus méritos, bem como seus subordinados, titulares de delegacia e homens chaves – destacou Cabral.
Gilberto da Cruz Ribeiro é advogado, com pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, e ingressou na Polícia Civil em 1996. Sob sua gestão, a 5ª DP foi agraciada com a certificação ISO 9001. O delegado fez parte da equipe que desenvolveu o programa Delegacia Legal e, em 2004, assumiu a Divisão de Roubos e Furtos de Autos. Gilberto destacou-se no comando de diversas operações policias e foi designado, em 2006, pela Secretária Nacional de Segurança Pública, para participar na última Copa do Mundo nas atividades da inteligência junto à polícia alemã.
- O Dr. Gilberto Ribeiro, cujo currículo é de serviços prestados a nossa polícia civil com enorme competência, tem juventude, capacidade, conhecimento, formação ética e moral, liderança e uma visão muito importante sobre a nossa polícia – disse Sérgio Cabral, afirmando ainda que o novo chefe de Polícia Civil está absolutamente coordenado à política anunciada pela manhã pelo novo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, durante sua posse.
Gilberto da Cruz Ribeiro destacou em seu discurso o compromisso com as instituições públicas e a valorização do trabalho de equipe e dos servidores.
- De uma extensa lista de conceitos e palavras, talvez a expressão “compromisso” seja a que melhor defina a marca que quero imprimir à instituição, com o apoio de autoridades e agentes, num genuíno trabalho de equipe. Compromisso com os critérios de eficiência e merecimento que vão nortear nossas ações, com as metas que nós mesmos vamos nos confiar, com a dignidade, com a intolerância ao descaso e aos desvios de conduta e a busca de melhores condições de trabalho e vida para os policiais – destacou Gilberto.
O delegado afirmou sua disposição em abrir o diálogo e da importância de ter autonomia em seu trabalho.
- O governo que ora integramos nos confiou, através do secretário Dr. Mariano, a difícil tarefa de gerir a Polícia Civil, garantindo-nos a autonomia necessária. Da mesma forma, os integrantes da equipe que indiquei para condução da instituição serão autônomos para definir suas próprias equipes – disse Gilberto, enfatizando, porém, que essa autonomia não é simples liberalidade, implicará em responsabilidade ainda maior quanto ao desempenho dos escolhidos e dos resultados alcançados pelas unidades.
Sérgio Cabral garantiu que, apesar de atento e cobrando resultados, está tranqüilo quanto à escolha de sua equipe na área de segurança. O governador lembrou ainda que a valorização do servidor é de extrema importância em sua gestão.
- Pagar um bom salário ao policial civil não é custeio, é investimento. Estamos enfrentando um problema de caixa, mas a cada recurso disponível fiquem convictos que essa é nossa linha de atuação – finalizou o governador.
Participaram da cerimônia, entre outras autoridades, o ex-chefe da Polícia Civil, Ricardo Hallack, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cavalieri Filho, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o procurador Geral de Justiça, Luiz Sveiter, o procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Marfan Marins Vieira, o secretário de Cultura, Luiz Paulo Conde, e coronel Ubiratan de Oliveira Ângelo, futuro comandante da Polícia Militar.

Um comentário:

Pedro disse...

DISCURSO DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL
POSSE DO CHEFE DA POLÍCIA CIVIL
02/01/2007

Boa Tarde!

É com muito grande prazer que eu participo dessa cerimônia de posse do Dr. Gilberto Ribeiro como Chefe da Polícia Civil do nosso estado.

Tenho a felicidade de cumprimentar o desembargador Sérgio Cavalieri, presidente do Tribunal de Justiça, dinâmico presidente do Tribunal de Justiça do estado, seu sucessor, desembargador Murta Ribeiro, querido e respeitado por todos nós; desembargador Luiz Sveiter, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; secretário Mariano, que hoje também tomou posse na Secretaria de Segurança; Dr. Marfan, Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que na recente eleição da corporação confirmou sua liderança no que farei em seguida reconduzir o Dr. Marfan à Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; Dr. José Raimundo, Defensor Público Geral, também eleito com grande liderança entre os defensores, denominado por mim no Diário Oficial de ontem como Defensor Geral; deputado Paulo Ramos, querido amigo, deputado de grandes lutas de causas sempre justas em defesa do povo; delegados, comissários, investigadores, inspetores, profissionais da segurança; coronel Ubiratan, comandante da Polícia Militar, que eu estarei junto com ele em sua posse; secretário Conde, secretário de Cultura; Dr. Vladimir, homenageando Dr. Vladimir homenageio a todos os delegados de polícia com serviços prestados ao nosso estado; Dr. Sérgio Côrtes, secretário de Saúde e de Defesa Civil; Ricardo Hallack, que quero parabenizar pelo trabalho realizado junto à Polícia Civil, pela serenidade, pela forma sempre competente, tranqüila, com jeito muito próprio, muito tranqüilo de receber a demanda e da maneira muito serena de conduzir a chefia da Polícia Civil, meus parabéns!

Dr. Gilberto Ribeiro, cujo currículo é um currículo de serviços prestados à nossa Polícia Civil com enorme competência, tem juventude, tem capacidade, tem conhecimento, tem formação ética e moral, tem liderança e tem uma visão muito importante sobre a nossa polícia e que está absolutamente coordenado com o Dr. Mariano.

A visão é a seguinte: Segurança Pública é tema fundamental em qualquer sociedade, sobretudo numa sociedade como a nossa, onde a ousadia, onde o abuso da bandidagem chegou a níveis absolutamente absurdos. E só há uma forma de combater tudo isso: É o governador do estado entender que Segurança Pública deve estar descontaminado de qualquer influência política, que o Chefe da Polícia Civil deve ser escolhido pelos seus méritos, os seus subordinados, titulares de delegacias, homens-chaves da Polícia Civil, da Polícia Militar, devem ser escolhidos pelos seus méritos.

Disse hoje na posse do Dr. Mariano e repito aqui o que disse também na posse do coronel Pedro no comando do Corpo de Bombeiros horas atrás: não constará no currículo de cada servidor da Segurança Pública quantos deputados federais, estaduais e prefeitos ele tem como amigos, não constará.

O Dr. Gilberto Ribeiro eu conheci pessoalmente, eu já tinha ouvido falar do seu trabalho, no dia em que o Dr. Mariano o trouxe para conhecer e ser anunciado como Chefe da Polícia Civil, foi o primeiro dia que o vi pessoalmente. O primeiro dia que eu vi pessoalmente o coronel Ubiratan também foi esse dia, eu também já tinha ouvido falar do coronel Ubiratan.

O Dr. Gilberto disse uma coisa muito importante em seu pronunciamento, não entendam como liberalidade, entendam como delegação de poder e cobrança evidentemente. Não tenho a menor dúvida de que com essa equipe, com o Dr. Mariano, pela sua experiência, pela sua tranqüilidade, pela sua honradez, também escolhi o Dr. Gilberto, da mesma maneira o coronel Ubiratan, eu fico tranqüilo, atento é claro, e cobrando resultados. Serei um governador que estará permanentemente atento, mas tranqüilo porque estou deixando em boas mãos o comando da Segurança Pública.

Nós não podemos de maneira alguma aceitar essa ousadia da bandidagem, essa ousadia dos criminosos. Bandido tem que ter medo da polícia. Bandido tem que respeitar a polícia. Bandido tem que respeitar o poder legal. Não se pode admitir que a bandidagem, que qualquer grupo de marginais, possa colocar o Rio de Janeiro e seus cidadãos sob risco. A nossa solidariedade a todos os policias, e que os policiais contem comigo.

Os cofres do estado não têm condições de fazer tudo que nós gostaríamos. Mas da mesma maneira que o policial se sente ferido e absolutamente desprestigiado quando ele vê o afilhado do político ser credenciado em detrimento do menor, também sei que o policial fica muito triste quando verifica que o estado em vez de dar prioridade ao que é essencial, fica fazendo graça com o dinheiro público.

O nosso governo dará prioridade ao que é essencial. À segurança pública, à saúde pública, à educação pública. Os cofres do estado devem ter como prioridades esses investimentos e eu considero que pagar um bom salário aos policiais civis não é custeio, não é aumentar a folha, é investimento. Cada policial qualificado e bem pago significa tranqüilidade para a população. Evidentemente nós estamos enfrentando um problema de caixa, vamos enfrentá-lo com toda a segurança, com toda a tranqüilidade, mas a cada recurso disponível, vocês podem ter certeza, aliás as senhoras e senhores porque tem muita mulher na Polícia Civil e muito eficiente. Portanto, senhoras e senhores, fiquem absolutamente convictos que essa é nossa linha de atuação.

No mais Dr. Gilberto, boa sorte, conte conosco, com o nosso apoio, o apoio do Dr. Mariano, para que nós possamos dar tranqüilidade a nossa população. A Polícia Civil tem um papel extraordinário, um papel estratégico em coisas fundamentais, conceitos básicos de integração, estratégia, de inteligência, de investigação. Nós temos uma excelente Polícia Civil no Rio de Janeiro, nós temos excelentes policiais, dos mais jovens aos mais tarimbados, pessoas competentes, dispostas ao trabalho, dispostas a servir. Vamos em frente!