13 maio 2008

Marina pede demissão; Minc é escolhido para Meio Ambiente

Convidado para substituir a ex-ministra Marina Silva, que pediu demissão do governo nesta terça-feira,13, o petista Carlos Minc é secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro desde o início de 2007. Deputado estadual por cinco mandatos, foi reeleito para mais quatro anos em 2006 com, 79 mil votos, mas deixou o cargo para assumir a secretaria. Antes de militar no PT, Minc fundou o Partido Verde com Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o atual secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, informou nesta terça-feira, 13, o governo do Rio. Foram cotados o ex-governador do Acre Jorge Viana (PT-AC) que hoje trabalha na iniciativa privada, é muito amigo do presidente Lula e tem grande receptividade no setor ambiental e também o senador Tião Viana (PT-AC). Os dois são também aliados políticos de Marina.

"O presidente Lula ligou agora à tarde para o governador Cabral requisitando o secretário Carlos Minc e como há uma boa relação entre o governo federal e o governo estadual, o governador Sérgio Cabral (PMDB) autorizou o secretário ser o novo ministro do Meio Ambiente", disse uma assessora de imprensa do Palácio Guanabara.

Em seu site na internet, Minc se diz um defensor do socialismo libertário, da luta pela conquista dos direitos de cidadania, da auto-organização da sociedade e da defesa das mulheres e das minorias.

Nascido em julho de 1951, no Rio de Janeiro, é casado e pai de dois filhos. Estudou no Colégio Aplicação da UFRJ e, em 1967, foi vice-presidente da Ames (Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas). Participou do movimento estudantil nos anos 60. Foi preso em 1969 e exilado. Em 1979, com a anistia, voltou ao Brasil.

Minc é professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ.No exterior, obteve mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa. Ele também é doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I - Sorbonne.

Ele também é autor de cinco livros: 'Como Fazer Movimento Ecológico' (Editora Vozes; 1985), 'A Reconquista da Terra' (Editora Zahar; 1986), 'Ecologia e Política no Brasil' (Espaço e Tempo/Iuperj; 1987), organizado por José Augusto Pádua, em co-autoria com Fernando Gabeira e outros, 'Despoluindo a Política' (Editora Relume Dumará; 1994) e 'Ecologia e Cidadania' (Editora Moderna; 1997).

12 maio 2008

Foi animadíssima a noite de autógrafos no lançamento do livro de Luís Palma na livraria Aquário

Noites de autógrafos assim como exposições de arte e outros eventos afins, nas cidadezinhas do interior são cada vez mais raros. Quando acontecem reúnem pessoas que ali vão para trocar idéias, discutir, procurar soluções para melhorar a vida das terras onde vivem, já que nada mais são que oportunidades para todos se encontrarem e conversarem sobre assuntos do dia-a-dia e de interesse geral da sociedade.

Augusto e Glória da livraria Aquário que são heróis de uma saga que merece destaque porque continuam tentando promover encontros, reuniões da sociedade local para que eventualmente das discussões possa surgir alguma luz..., mais uma vez se superaram criando um cenário encantador para a noite de autógrafos do lançamento do livro “ O segredo da Felicidade” de Luís Palma, (terminado em 2005 e só publicado agora para homenagear as bodas de ouro com Maria Eduarda), já que esse “segredo” é o resultado do relacionamento de ambos durante meio século de vida em comum!

O Shopping Florescer com sua arquitetura aberta e uma Praça de Alimentação espaçosa oferece condições para montar cenários diversos e acolhedores como o da “ilha” onde a tecladista e o maestro Alcy com seu saxofone encantaram as dezenas de pessoas que compareceram e puderam desfrutar de momentos deliciosos de convívio, tomando um vinho que ajudava a enfrentar o frio que, finalmente, parece ter chegado para ficar.

Muita gente prestigiou o lançamento do livro que começou às 19h00 e terminou às 22h00 com algumas palavras de Marcelo Mourão ao casal amigo, encerrando o discurso parodiando Odorico Paraguaçu para alegria e boas risadas de todos os presentes. Empresários, amigos, parentes e políticos de destaque estadual foram cumprimentar o agora escritor Luis Palma pelo lançamento do seu livro. Confira nas fotos os melhores momentos.

Lançamento do Livro de Luis Palma na Livraria Aquário em Miguel Pereira