28 setembro 2007

Internet Comunitária em Miguel Pereira - Venha conhecer...

Paty do Alferes inicia trabalhos de parceria com a ONG Floresta Brasil

Realizou-se hoje, 28 de setembro na Casa da Agenda 21 a 1ª reunião de trabalhos da parceria firmada entre a Prefeitura de Paty do Alferes através da Secretaria de Meio Ambiente e a ONG Floresta Brasil para implementar no município o Projeto Novo Horizonte I que se propõe reflorestar áreas degradadas e “voçorocas” existentes no município. O reflorestamento preferencial será de espécies que possibilitem retorno econômico através de manejo adequado.

O principal patrocinador é a Petrobrás além de outros parceiros tais como Embrapa, Michelin, etc

A escolha de Paty deve-se não só à sua localização próxima à sede da ONG no Rio de Janeiro como à pronta adesão da Secretaria de Meio Ambiente que também é referencia nacional na Agenda 21 Local.

Segundo André Rivola, gerente executivo da ONG Floresta Brasil, o Novo Horizonte I pretende direcionar o foco de atividades para concentrar resultados numa determinada região e só depois a expandir para outras circundantes.


Confira o vídeo exclusivo do Panorama Regional.


150 anos de Vassouras

Dia 27
20:00h: Noite de Louvores Gospel, no Parque Eco-Turistico do Trabalhador.
20 horas: Abertura
20:30h: Missionário RR Soares
21:30h: Ministério 4/1
22:30h: PG & Banda
Dia 28:
20:00h - Jeito Sensual
21:30h - Anamares
24:00h: Show com Monobloco, no Parque Eco-Turistico do Trabalhador.
0:00h: Virada com grande queima de fogos.
02:00h - Coquetel Molotov
Dia 29: ANIVERSÁRIO DE VASSOURAS.
17:00h: Show - Coral Petrobrás. Local: Parque Eco-Turistico do Trabalhador
19:00h: Sessão Solene na Câmara Municipal.
21:00h: Swing Muleque
23:30h: Culto Ecumênico. Local: Parque Eco-Turistico do Trabalhador
24:00h: Show com Milton Nascimento, no Parque Eco-Turistico do Trabalhador
02:00h - P.M.P.O
Dia 30:
15:00h: Show Infantil "Um Caminhão Para Ziraldo"
19:00h: Simpatia do Samba
21:00h: Show com Zezé Di Camargo & Luciano, no Parque Eco-Turistico do Trabalhador.
23:00h: Full Time


O cantor Milton Nascimento será a principal atração que a prefeitura e a Light estarão apresentando para os moradores de Vassouras, no aniversário da cidade. Uma série de eventos estão sendo programadas para comemorar os 150 anos da “Cidade dos Barões”.
A Light será parceira da prefeitura para realização das festividades e vai inaugurar uma nova agência de atendimento para a população. Além de Milton Nascimento, que se apresentará no dia 29 de setembro, a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano se apresentarão no dia 30, domingo. As duas atrações já estão com a presença confirmada. A festa ainda tem uma atração conhecida do grande público na sexta-feira, com a galera do Monobloco no palco. A abertura das comemorações do aniversário da cidade será na quinta feira, dia 27, com uma apresentação de show Gospel na praça principal da cidade.


Vassouras foi a cidade de maior projeção do Ciclo do Café no Vale do Paraíba. Ainda hoje conserva os imponentes casarões e monumentos, testemunhas da riqueza e glória da região no século XIX.

Seu núcleo urbano possui tal relevância que a cidade foi tombada, em seu conjunto, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1957. Merecem destaque a Praça Barão de Campo Belo, o Museu Casa da Hera, a Antiga Casa de Câmara e Cadeira, e o Memorial Judaico, um projeto paisagístico de Burle Marx.

Outra grande atração de Vassouras são suas antigas fazendas, que remontam o cotidiano dos Barões de Café. Algumas delas estão abertas à visitação, como as fazendas Cachoeira Grande, Cachoeira do Mato Dentro, a Santa Eufrásia e a do Secretário. Outras oferecem hospedagem como as fazendas Galo Vermelho e a Mulungu Vermelho.

Todos os anos, a cidade é palco de importantes festivais como o Café, Cachaça & Chorinho e o Festival do Vale do Café, que reúne renomados instrumentistas nacionalmente conhecidos.


Parque Eco Turístico do Trabalhador

Entrada Gratuita

26 setembro 2007

Blitz ecológica interdita empreendimentos ilegais em Miguel Pereira e Paty de Alferes

Em blitz ecológica articulada hoje (25/09) pela Cicca (Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais), da Secretaria Estadual do Ambiente, um condomínio de casas e outro em construção foram interditados por destruírem o meio ambiente em Miguel Pereira (RJ). Empreendedor responsável pelas obras, poderá responder a inquérito policial por crime ambiental.

Confira noticia publicada no site da Secretaria de Estado e a noticia no Jornal impresso.


INSTITUTO TERRA TEM SUA A SEDE INVADIDA

Na madrugada desta segunda-feira dia 24 de setembro, a sede do Instituto Terra de Preservação Ambiental, localizada em um prédio comercial no centro do município de Miguel Pereira foi invadida por bandidos e teve diversos de seus equipamentos furtados. Alguns fatos nos levam a acreditar que este ataque foi uma atitude política com o intuito de intimidar a equipe do Instituto Terra nas suas ações de luta pela preservação do meio ambiente:
1. Apesar de ser um prédio com sete estabelecimentos comerciais, somente o escritório do Instituto Terra foi arrombado;
2. Ao entrarem, os bandidos furtaram somente um computador que continha todos os registros fotográficos que a instituição realizou desde a sua fundação e se deram ao trabalho de abrir o computador da área administrativa para furtar somente o HD, com o objetivo claro de buscar informações mais detalhadas dos projetos da Instituição. Os demais computadores com configurações bem mais avançadas foram sequer movidos de seus lugares;
3. Levaram a câmera fotográfica, de filmagem e som que continham registros de casos recentes de degradação ambiental da cidade;
4. Deixaram o único dinheiro encontrado (R$ 20,00) em cima da mesa como uma espécie de recado de que a invasão não teria intuito de roubo;
5. O carro da instituição foi furtado de dentro da garagem e posteriormente abandonado em um outro bairro da cidade.
Todos estes motivos nos levam a crer que se tratou de um atentado com fins de intimidação à atuação da equipe do Instituto Terra que há 10 anos vem alertando a população para os rumos insustentáveis do desenvolvimento de nossa cidade. Há seis anos publicávamos um jornal cujo título era “Rio Santana: Morte Anunciada” e hoje constatamos a seca completa do rio que compromete o abastecimento de Miguel Pereira e Paty do Alferes. Muitos bairros estão com escassez de água, em contradição com as autoridades da época que afirmavam que nos próximos vinte anos a população não deveria se preocupar com a falta d’água.
Nestes dez anos de organização foram diversos os casos de incompreensão e aversão ao trabalho desenvolvido pela nossa instituição: ameaças veladas, estigmatização dos profissionais, preconceito contra as formas de atuação do terceiro setor. Enquanto isso, construímos uma instituição séria e profissionalizada, cujos indicadores refletem um trabalho orientado para resultados e com muitas parcerias. Neste momento atuamos simultaneamente em treze municípios do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio a agricultores familiares, criação e implementação de áreas protegidas, recuperação de áreas degradadas e apoio à formulação de políticas públicas. Só em 2007 foram dois prêmios, o Top Social oferecido pela Associação dos Dirigentes de Marketing do Brasil (ADVB) e o International Pipeline Awards, em Calgary, no Canadá. Neste momento estamos na final de um concurso internacional que seleciona lideranças em todo o mundo.
Como dizia o grande líder Mahatma Gandi “temos que ser a mudança que queremos ver no mundo”. Esta tem sido a filosofia de toda a equipe do Instituto Terra na sua luta pela diversidade biológica e pela justiça social e não seremos intimidados por agressões cometidas pelos chefes da destruição ou os mandantes do crime ambiental. Nossa luta continua e se fortalece a cada dia com novos integrantes, pois a nossa visão de desenvolvimento preserva a vida! E o atentado cometido a nós, é também um atentado à toda a sociedade, pois enquanto alguns lutam pelos seus direitos privados a qualquer custo, nós lutamos pela vida com qualidade para todos. Enquanto alguns só pensam em suas satisfações presentes, nós nos dedicamos aos direitos da natureza, incluindo aí os direitos daqueles que ainda virão, nossos filhos.
Por isso, temos a convicção de dizer que, apesar da força contrária que se impõe ao desenvolvimento sustentável em nossa cidade, nossa luta é vitoriosa, pois sobre ela depositam-se todas as esperanças de um mundo mais justo e ecológico.
O futuro é nosso!
Equipe do Instituto Terra de Preservação Ambiental

MENSAGEM/SÉRGIO CABRAL

Aos 150 anos de Valença

Uma cidade como Valença é reconhecidamente uma jóia incrustada no mapa do Estado do Rio de Janeiro, encantando com os festejos pela passagem de seus 150 anos de existência. O governo do estado saúda o povo e as lideranças de Valença, desejando-lhes paz e prosperidade perenes.

Nosso governo tem como diretriz desenvolver parcerias com os municípios fluminenses, a exemplo do que vem praticando com o governo federal. Dessa maneira, garantimos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 3,8 bilhões para saneamento e urbanização no Estado do Rio. Sem contar os investimentos privados em produção de veículos, transportes, energia, reflorestamento e biocombustível. Já contamos com um ambiente favorável aos investimentos.

A conclusão das obras de recuperação da rodovia RJ-145, melhorou o acesso à cidade e deverá atrair empresas e novos empregos para Valença. Também conseguimos reativar a produção de laticínios e desejamos incentivar o turismo. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, disse que o acesso ao distrito de Conservatória, famoso pelas memoráveis serestas, ao mundo digital é um fato irreversível.

Conforme disse a presidente do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), Tereza Porto, a implantação da internet em banda larga no distrito proporcionará inclusão digital associada à modernização da gestão pública, com simplificação das relações do cidadão com as estruturas de governo.

Quando o novo quartel do Corpo de Bombeiros entrou em operação, ficou demonstrada a eficácia dessa combinação das áreas de saúde e defesa civil. Essa unidade proporcionará maior qualidade aos atendimentos à população. O secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, disse que Valença receberá, brevemente, Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas (UPA) e Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Nosso governo adota o principio de que os benefícios do desenvolvimento devem se estender a todos os cidadãos de todas as regiões fluminenses.

25 setembro 2007

Secretaria Municipal de Educação de Miguel Pereira capacitou motoristas de transporte Escolar.

Miguel Pereira - Atendendo uma determinação do DENATRAN, a Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, realizou em parceria com o Sest/Senat o I Curso de Condutores de Veículos de Transporte Escolar com carga horária de 50 horas. Curso que se realizou no período de 24 a 28 de Julho de 2007. Na grade do curso foram ministradas aulas de: Legislação de trânsito, direção defensiva, Primeiros Socorros, Defesa do Meio Ambiente, Convívio Social no Trânsito e relacionamento inter-pessoal.
Segundo a gerente do Sistema SEST/SENAT, Maristela C. Costa, parabenizou o Secretário de Educação Gilberto Citrin que foi um dos primeiros do Estado a solicitar tal capacitação para atender as exigências do Denatran.
Entrevista de Gilberto Citrin


Entrevista com Maristela


Discurso de Jordan

"Aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz" (MEC)

A Secretaria Municipal de Educação mobiliza todos os diretores das unidades de ensino deste município, assumindo o compromisso que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação em torno da melhoria da educação básica no Brasil. Todos os diretores, atuando em regime de colaboração, conjugam esforços com os demais municípios, estados e Distrito Federal diante do Compromisso Todos pela Educação. O principal mecanismo é o deslocamento em maior ou menor grau a governança do sistema educacional das autoridades centrais para as escolas. Sendo assim, já em processo acelerado de trabalho o grupo inicia o planejamento estratégico de suas unidades escolares orientados pela equipe de educação da SMECE frente às etapas preliminares do PDE - Plano de Desenvolvimento das Escolas, cuja implementação acontecerá já no início do ano letivo de 2008.

Secretaria de Administração faz balanço do trimestre em encontro na Aldeia de Arcozelo

Confira a fala do Secretário de Administração, Zé Carlos



Confira as fotos exclusivas:
Administração na Aldeia de Arcozelo

23 setembro 2007

Blocos Carnavalescos de Miguel Pereira se organizam.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Ficam convocados os Blocos Carnavalescos do município de Miguel Pereira a participarem de reunião que realizar-se-á dia 30 (trinta) de setembro de 2007(dois mil e sete), tendo em vista a aprovação do Estatuto, e a realização das eleições para escolha da diretoria da Liga Independente de Blocos Carnavalescos de Miguel Pereira.
Cada bloco deverá levar até 2(duas) pessoas para sua representação na mesma reunião, que realizar-se às 16(dezesseis) horas no restaurante Sabor da Serra (restaurante do Rogerinho), localizado no calçadão do Viô (antiga rua Maria José). Encerro informando que o mesmo edital já foi encontra-se na mídia, tendo sido também enviado ao Sr. Eduardo Baldez, que integra a Secretaria Municipal de Turismo, para que a Secretaria informe aos demais blocos.

Biblioteca Digital

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre :) mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente: Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;· Ler obras de Machado de Assis;· Ou a Divina Comédia;· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA · e muito mais esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site http://www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras !
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.