22 março 2007

Brizola Neto quer colocar fim às especulações sobre o PAN

Há 115 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos a organização do evento ainda enfrenta acusações de mal uso do dinheiro destinado para as obras. Visando colocar um fim nas especulações e debater abertamente sobre o tema, o deputado federal Brizola Neto –PDT/RJ realizou hoje (22/03), por meio de Requerimento, audiência pública com alguns dos principais dirigentes do evento.

Deste modo, estiveram presentes: o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; o Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto; o Secretário da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes; o Secretário-Geral do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), Carlos Roberto Osório; o Secretário Executivo do Comitê de Gestão das Ações Governamentais dos Jogos Pan 2007, Ricardo Leyser Gonçalves; e o Subsecretário da Secretaria Especial Rio 2007, Cláudio Versiani.

Durante a exposição Osório lembrou que o evento, que será realizado no Rio, segue padrões internacionais, o que validará todos os recordes que por ventura sejam quebrados durante os Jogos. "Semana que vem haverá mais uma visita internacional às instalações", lembra.

Mas o ponto forte da audiência se deu com a intervenção dos parlamentares questionando sobre os gastos. "Por que apesar dos jogos estarem marcados há cinco anos há tanto atraso nas obras, o que resulta em não realização de licitações?", foi a pergunta que iniciou o debate. Levantada por Brizola Neto, essa talvez tenha sido uma das mais relevantes indagações, visto que a organização está sendo freqüentemente acusada de realizar indiscriminadamente contrato por meio de "causa de urgência" (que dispensa licitação).

Porém, a resposta dada por Layser não surpreendeu, e continuou na mesma sintonia das que já haviam sido publicadas pela mídia. Ao afirmar que a utilização de causa de urgência está sendo utilizada prioritariamente para assuntos de Segurança Nacional, o Secretário Executivo de Gestão das Ações Governamentais do Pan não respondeu sobre as demais obras que não integram o orçamento destinado a segurança, como a construção da Vila Olímpica. "Será que o sr. saberia ao menos quantificar as obras que deveriam ser licitadas e estão acontecendo sem utilizar tal mecanismo?", insistiu Brizola Neto. "Não sei dizer quantas licitações deixaram de ocorrer, mas com certeza são menos de 10% do que estava previsto", ponderou Layser.

Ainda durante a audiência foram levantados o percentual de aumento que alguns setores tiveram que investir. O Governo Federal, por exemplo, teve sua participação elevada de 17,3% para 50,8% no financiamento do evento. Já o Governo do Estado cresceu de 4,3% para 14%.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

20 março 2007

Projetos para 2007 no Conselho Estadual de Turismo


Novos roteiros, mais eventos e melhoria dos serviços entre as prioridades para aumentar o fluxo e a permanência de turistas



Aumentar o fluxo, a permanência e os gastos dos turistas, estimular o turismo de congressos e convenções, investir na infra-estrutura, na divulgação e no marketing, dar suporte ao trade turístico e intensificar a inter-relação com os outros setores do governo. Estas são as principais linhas de ação para 2007 apresentadas esta manhã pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, em sua primeira participação como presidente do Conselho Estadual de Turismo – CET, reunido nesta terça-feira na Fecomercio.



O secretário destacou o momento excepcional que o Rio de Janeiro vive com a realização dos Jogos Pan-Americanos e disse que o Estado vai aproveitar o evento para promover o turismo no Estado. Para impulsionar o setor, o secretário disse que é preciso antes de mais nada criar novos roteiros turísticos, atrair mais eventos, melhorar os serviços, especialmente a qualificação de recursos humanos e o sistema de transportes, tanto urbanos como interurbanos, bem como investir em marketing e publicidade em outros estados.



Paes defendeu a criação de centros de convenção em outras regiões do Estado, como forma de interiorizar e consolidar a regionalização do turismo, bem como a construção de centros de porte médio na capital, citando como exemplo a unidade que a prefeitura do Rio, em parceria com a iniciativa privada, está construindo na Cidade Nova.



- O Rio de Janeiro tem potencial para se transformar no maior centro de turismo das Américas. Temos sol, praias, ecologia, cultura e esportes, temos infra-estrutura hoteleira, proximidade com outros pontos turísticos e uma cordialidade natural da população, que fazem com que o Rio seja o destino escolhido por cerca de um terço dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil, disse ele.



Sobre a violência, Paes disse que ainda há um nível insatisfatório de segurança, mas que graças ao esforço que o Estado vem fazendo, já são perceptíveis alguns sinais positivos. Citou como exemplo a ausência de novos ataques a turistas na Linha Vermelha, onde o policiamento foi reforçado desde o Aeroporto Tom Jobim.



- A melhoria das condições de segurança é um dos fatores que precisa ser enfrentado para estimular o turismo, disse Paes.



Como diretrizes básicas para o crescimento do setor, o secretário anunciou estabelecimento de parcerias com as prefeituras, a priorização de feiras e eventos promovidos pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, e a participação seletiva em feiras e congressos internacionais.



- Vamos agir em conjunto com as prefeituras para saber o que está acontecendo, o que é atração turística. Vamos buscar parcerias com a Embratur, com a prefeitura do Rio, com todas as entidades do setor - afirmou.



Entre outras ações a serem empreendidas no decorrer de 2007 para melhorar a infra-estrutura de recepção e o atendimento dos turistas, o secretário Eduardo Paes citou a certificação e a classificação das instalações hoteleiras, a concessão de incentivos fiscais e a criação de postos de informação e atendimento, em parceria com a prefeitura do Rio, em locais estratégicos. Estas ações serão completadas com projetos de mídia eletrônica e campanhas publicitárias para segmentos específicos.



As próximas reuniões do Conselho Estadual de Tuirismo foram marcadas para 5 de junho, 14 de agosto, 2 de outubro e 4 de dezembro. Integram o conselho representantes das secretarias de Estado de Cultura, de Educação e de Segurança, do município do Rio, do governo federal, da sociedade civil organizada e de todos os segmentos do setor de turismo, como associações de empresários e sindicatos patronais, entre outras.

Traficantes da Mangueira fazem conexão com as Farc









Do Correio do Brasil.

Dos acampamentos de guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) direto para as bocas-de-fumo do Morro da Mangueira. Investigação da Polícia Federal brasileira indica que criminosos da comunidade ligada à facção Comando Vermelho (CV) e também da Favela do Jacarezinho negociam pessoalmente, e com regularidade, cargas de cocaína na fronteira entre os dois países, inclusive durante festas promovidas pelos guerrilheiros. Os 'emissários' cariocas do crime à região fronteiriça foram identificados como Negro, da Mangueira, e Sapo, do Jacarezinho.

A dupla faz parte do grupo de bandidos do CV investigado pela PF por fazer negócios com as Farc. São 18 os criminosos que viajam freqüentemente à região. O grupo está ocupando o espaço que já foi exclusivo de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, capturado há seis anos. A prisão do traficante, responsável pela distribuição de drogas na maior parte das favelas do Rio, foi em território colombiano.

Prova da presença dos traficantes cariocas nas cidades colombianas na fronteira com o Brasil é o depoimento de um brasileiro desertor das Farc.

No documento, Paulo Rafael dos Santos Júnior, 30 anos, que em 2005 passou nove meses refém de guerrilheiros num acampamento na Colômbia, afirma que durante festa, em acampamento no povoado de San Felipe, conheceu Sapo e Negro. Ele também conta que os dois foram à região para comprar cocaína e comentaram que - O negócio agora não é mais trocar tiro com a polícia - .

Em outro trecho do depoimento, Paulo Rafael informa que Sapo e Negro eram conhecidos dos homens que freqüentam a região e que chegaram a apresentá-lo a dois comandantes das Farc. O depoente afirma que chegou a ver sacos empilhados com uma tonelada de cocaína para envio ao Brasil.

Na Mangueira, a Polícia Civil apreendeu, em junho, 20 quilos de cocaína do tipo 'capa preta', vendida pelas Farc. O grau de pureza da droga a torna disputada pelos traficantes. - Ela tem 98% de pureza. Isso representa rentabilidade, já que os traficantes transformam uma tonelada em cinco, depois de misturarem com outras substâncias - explica o chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF do Rio, delegado Victor Santos.

Leia mais sobre o assunto no site:
http://correiodobrasil.cidadeinternet.com.br/noticia.asp?c=115973"

19 março 2007

Ainda o Carnaval 2007

A partir de agora você poderá conferir algumas das melhores fotos de algumas reportagens feitas pela equipe do Panorama Regional.
Somente do Carnaval 2007 são mais de 600 fotos.

Miguel Pereira
Carnaval 2007 de Miguel Pereira


Paty do Alferes
Carnaval de Paty do Alferes 2007


Vassouras
Carnaval de Vassouras 2007

18 março 2007

Baile do Havaí no Hotel Boa Esperança contou com a presença do Prefeito e 1 Dama de Mendes no último sábado.

Comemorando um ano sob nova direção, o Hotel Fazendo Boa Esperança que hoje é o maior de lazer da cidade de Mendes, realizou no ultimo sábado a festa do Havaí que contou com a presença de dezenas de pessoas do Rio de Janeiro e membros da socielati mendense que foram prestigiar a festa realizada por Sonia, Ramon e equipe. Destacamos a presença do Prefeito Municipal, Rogério Riente e sua esposa. Um dos pontos altos com certeza foram a linda decoração e o buffet de frutas nunca antes visto por aqui.
A musica muito bem selecionada pelo DJ animou o evento até de madrugada. O Panorama Regional esteve presente registrando os melhores flashes da noite. Segundo Ramon nos informou as festas vão continuar durante o ano de 2007. Acompanhem as novidades em nosso jornal.
Confira as fotos do Panorama Regional.
Festa do Havaí no Hotel Fazenda Boa Esperança