01 janeiro 2007

Governos federal e estadual discutem amanhã questão da segurança no Rio


Rio de Janeiro - A questão da segurança pública no Rio de Janeiro, incluindo a possibilidade de envio da Força Nacional de Segurança ao estado, será discutida nesta terça-feira, na capital fluminense, por representantes dos governos federal e estadual. A informação foi dada nesta segunda, no Palácio Guanabara, pelo novo secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame.

Beltrame disse que vai desenvolver um trabalho de mudança da cultura policial, que deverá ser mais voltada para a sociedade. “Vamos trabalhar para mudar a cultura policial e criar uma polícia para a sociedade. Amanhã mesmo, o governo federal virá ao Rio de Janeiro, na pessoa do secretário Nacional de Segurança [Luiz Fernando Correa], para discutir uma serie de iniciativas, inclusive a possibilidade da vinda da Força Nacional de Segurança para atuar no estado”.

Beltrame informou que a polícia do Rio ainda está de prontidão nas ruas para evitar novos ataques à população, como os que ocorreram quinta-feira, resultando na morte de 19 pessoas e em ferimentos em 23. “A Polícia (...) ainda está fazendo trabalho de contenção. Todas as instituições que trabalham com inteligência policial no estado do Rio de Janeiro o estão fazendo de forma harmônica, em uma sintonia muito próxima”, disse ele.

Segundo Beltrame, o encontro com Luiz Eduardo Soares deverá ser realizado na sede da própria Secretaria de Segurança do estado, mas ainda não tem hora marcada. “Isso ficará na dependência da agenda e da disponibilidade do secretário nacional”, explicou.

Na entrevista, concedida logo depois de tomar posse, Beltrame prometeu reforçar o policiamento nas ruas da cidade e não descartou a possibilidade de contar com a ajuda do Exercito no combate à criminalidade. “Todas as instituições de inteligência policial estão trabalhando de forma integrada e com harmonia desde os ataques em série ocorridos na última quinta-feira”.

Agência Brasil

Nenhum comentário: