15 setembro 2007

Empresário parabeniza Prefeito de Miguel Pereira pelo investimento no turismo da cidade.

Um dos empresários donos do maior Hotel de lazer da nossa região, Leonel Junior concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Panorama Regional, onde fez questão de agradecer o asfaltamento de 1,5km da Estrada Manoel Guilherme Barbosa. Essa estrada liga o Hotel Fazenda Montanhês ao centro da cidade. Não só nós ficamos satisfeitos, mas como também os mais de 1600 visitantes mensais que frequentam a cidade e ficam hospedados conosco. Arrisco em dizer que nos últimos anos este foi o maior investimento para beneficar o turismo em nossa cidade que a Prefeitura já fez. Parabéns ao Prefeito e sua equipe.
Confira o vídeo com a entrevista exclusiva que aconteceu hoje no Montanhês.

Presidente da CPI, Vereador Rodrigo Paixão fala ao Panorama

Rodrigo confirma gravidade das acusações contra Eurico Junior e fala ainda da pré-candidatura de seu pai ex-prefeito Cel. Jurandy Barbosa da Paixão à Prefeitura de Vassouras pelo partido do PMDB. Confira a entrevista exclusiva.

14 setembro 2007

Eurico Junior poderá ser julgado por improbidade em Vassouras - Vereadora Dr.ª Terezinha apresenta Relatório final da CPI das Máquinas

Na reunião da CPI, que apura a utilização das máquinas da Prefeitura de Vassouras em terreno particular na cidade de Paty do Alferes, a Relatora da comissão, Vereadora Dr.ª Terezinha, apresentou seu relatório final aos membros da comissão.

Em 03 de setembro, às 16hs, foi entregue pela Relatora Vereadores Dr.ª Terezinha Salvador Nunes, o seu Relatório aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a utilização das máquinas da Prefeitura de Vassouras em terreno particular no Município de Paty de Alferes.

O Relatório conclui que os depoimentes deverão ser encaminhados ao Ministério Público responsabilizando por Improbidade Administrativa o Prefeito de Vassouras Eurico Junior e o servidor Hélio da Silva Rispoli.

O Presidente da Comissão Vereador Rodrigo Paixão, anunciou que em 11 de setembro às 17hs o Relatório será votado pelos membros da referida Comissão, podendo ser acatado ou rejeitado. O Presidente informou ainda sobre a possibilidade de outros membros da comissão poderem apresentar, nesta data, relatório separado.

Noticia tirada do site oficial da Câmara Municipal de Vassouras.

12 setembro 2007

Senado absolve o presidente da Casa Renan Calheiros

BRASÍLIA - O Senado absolveu nesta quarta-feira o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Foram 40 votos a favor da absolvição, 35 pela cassação e 6 abstenções. Eram necessários 41 votos para que Renan perdesse o mandato. A sessão de votação do processo, por quebra de decoro parlamentar, durou cerca de cinco horas, no Plenário.

O presidente foi julgado no que se refere à acusação de que teve despesas pessoais pagas por um lobista da empreiteira Mendes Júnior.

Para que o relatório de Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) contra Calheiros fosse aprovado eram necessários 41 dos 81 votos. Na última semana, o Conselho de Ética aceitou o pedido de cassação por 11 votos a 4, em votação aberta.

Desta vez, porém, a votação foi secreta. A sessão foi comandada pelo vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), que determinou que a Casa fosse lacrada ainda na noite de terça-feira e que o Departamento de Segurança retirasse todos os computadores usados pelos parlamentares, a fim de evitar vazamento das discussões na sessão.

A primeira parte da sessão foi de discussões. Cada senador teve o direito de falar por dez minutos. Os pronunciamentos foram feitos conforme a ordem de inscrição. Os relatores do caso, que recomendaram a cassação, e Almeida Lima (PMDB-SE), que inocentou o senador em seu relatório, encerraram o debate.

O presidente do Senado, no entanto, ainda responde a outras duas representações no Conselho de Ética: uma por suspeita de ter usado laranjas para manter concessões de radiodifusão e outra por ter, supostamente, favorecido a cervejaria Schincariol.

Tumulto antes da sessão

Um grande tumulto envolvendo deputados e seguranças ocorreu na entrada principal do Senado Federal cinco minutos antes das 11h, horário previsto para começar a sessão de votação do processo. Apesar do tumulto e do atraso, deputados autorizados, senadores e Renan Calheiros se dirigiram ao Plenário e a sessão teve início às 11h25.

A confusão teria sido iniciada pelos seguranças da Casa, que não foram informados da decisão do vice-presidente do Senado e comandante da sessão, Tião Viana (PT-AC), de acatar a liminar do Supremo Tribunal Federal que permite que 13 deputados acompanhem a sessão. O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) foi agredido por seguranças e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) foi jogado contra uma parede.

Na confusão, um segurança tentou empunhar uma arma de choque, que emite uma descarga elétrica paralisante, contra Jungmann. No entanto, a arma caiu no chão, segundo a deputada Luciana Genro (Psol-RS), que sofreu um corte no pé. "Felizmente ele não usou (a arma)", contou. Ela afirmou que levou um chute na canela e está com um corte no calcanhar. "Foi falta de orientação dos seguranças, porque tínhamos a liminar do Supremo para entrar e o vice-presidente liberou para todos os deputados", reclamou.

Seis seguranças do Senado que se envolveram na confusão com deputados foram ao Instituto Médico Legal fazer exames de corpo de delito. Três deles tiveram ferimentos em função da briga. Um está com hematomas no maxilar e na orelha e dois tiveram escoriações nas pernas. Com os exames, os seguranças garantem que as agressões foram mútuas.

Os deputados que sofreram agressões fizeram um protesto contra o regimento da Casa por permitir que eventos tão importantes como esse sejam fechados à imprensa e até para parlamentares. Eles ressaltaram que a briga ocorrida na manhã desta quarta-feira deve servir de incentivo para os senadores abolirem sessões e votações secretas.

À tarde, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) analisou a liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski e decidiu manter a permissão a 13 deputados federais de acompanharem a sessão secreta do Senado Federal para julgamento de cassação contra Renan Calheiros.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

PSDB, DEM e PSB votam pela cassação de Renan

O PSDB, o PSB e o DEM decidiram votar pela cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Já o PT e o PMDB liberaram a bancada para votar de acordo com a opinião pessoal de cada parlamentar. Para aprovar a cassação ou a absolvição é necessária a maioria simples dos 81 senadores, ou seja, 41. PSDB e DEM respondem por 30 votos. PMDB, o partido de Renan, tem 19 senadores. O PT responde por 12 parlamentares, e os outros partidos têm 20 cadeiras.

De acordo com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), "os senadores darão à votação os 12 votos solicitados pela cassação do mandato e, portanto, pela consagração do relatório assinado pelos senadores [Renato] Casagrande (PSB-ES) e pela nossa companheira Marisa Serrano (PSDB-MS)". Um senador, João Tenório (AL), ficou liberado para votar como quiser pelas relações pessoais com Renan.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvati (SC), disse que, apesar de liberar a bancada para votar "livre, leve e solta" a proposta de cassação do mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), teme que o processo tenha "risco de vício, de contaminação pelos interesses que possam estar em jogo". Segundo ela, não houve nenhum tipo de orientação. "Não houve orientação em nenhum sentido", garantiu.

A bancada do PMDB está dividida. O líder do partido, senador Valdir Raupp (RO), admite que até seis senadores peemedebistas podem votar pela cassação. Segundo ele, a bancada também não fechou uma decisão comum, o que torna uma questão de “consciência” e não “partidária”.

Indagado sobre a possibilidade de fechar questão sobre o tema, o senador Almeida Lima (PMDB-SE), um dos autores do relatório que absolvia Renan no Conselho de Ética, afirmou que a proposta não está incluído em nenhum programa partidário. “Acho que está em programa partidário a tese de que devemos ter uma administração limpa e não corrupta. E isso nós temos propugnando. Portanto, é uma questão de avaliação."

Já o PSB, partido do senador Renato Casagrande (ES), que produziu o relatório a favor da cassação no Conselho de Ética, os três integrantes da legenda (Antônio Carlos Valadares (SE), Patrícia Sabóia (CE), e ele) vão votar "fechados" pela cassação. “Vão votar com o meu relatório”, disse. Mais cedo, comentou que nenhum partido pode ser considerado "fiel da balança", porque "há muita divisão no Senado". Estou sentindo um ambiente de preocupação na votação amanhã. Porque quem vai ser julgado não é o senador, é o Senado.”

Renan Calheiros enfrenta um processo por quebra de decoro parlamentar após uma representação do P-SOL, baseada em uma reportagem da revista Veja. O texto diz que o senador tinha contas pessoais pagas por um funcionário da construtora Mendes Júnior. Entre elas, uma pensão para a jornalista Mônica Velloso.

Uma perícia da Polícia Federal mostrou que os documentos apresentados por Renan Calheiros, “isoladamente”, não comprovam que ele tinha recursos suficientes para fazer os pagamentos. O Conselho de Ética e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram um relatório com uma lista de oito argumentos contra Renan. Por isso, foi encaminhado ao plenário do Senado.

Fonte:
Do CorreioWeb Com Agências

Cabral ameaça concorrer à Prefeitura do Rio

Governador desafia aliança de Garotinho com Cesar Maia e diz que não abandona 'parceiro' Lula

O governador Sérgio Cabral radicalizou de vez contra a possibilidade de aliança do PMDB com o DEM, aprovada nesta segunda-feira pelo diretório do PMDB. Cabral disse que se insistirem com esta aliança, ele poderá deixar o governo em março nas mãos do vice Pezão, para disputar a Prefeitura do Rio. Segundo Cabral, como isso a união administrativa dele com Lula se consolidaria de vez, no estado e na prefeitura.

"Não vou brigar com o presidente Lula. Ele é meu parceiro político e administrativo. Nós fizemos uma aliança que tem dado certo no estado do Rio. Tudo o que estiver na direção contrária a isso, eu não farei. Queremos construir uma aliança sólida no estado. Se for necessário, eu deixarei, em março, o vice-governador Pezão em meu lugar, me desincompatibilizo, renuncio, e me candidato à Prefeitura do Rio", afirmou o governador.


Fonte: O Dia ON Line

11 setembro 2007

Rio de Janeiro é Vice-Campeão no Brasileiro de Karatê


O karatê do Rio de Janeiro participou neste último final de semana, dias 8 e 9 de setembro de 2007, do Campeonato Brasileiro de Karatê (Juvenil e Júnior), realizado na ASCEB no Estado de Brasília.

A competição foi realizada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e reuniu 18 estados e 311 atletas que competiram na modalidade kumitê (combate entre dois karatecas). A seleção do Rio de Janeiro sagrou-se Vice-Campeão Brasileiro com 5 medalhas de ouro, 1 de prata e 6 de bronze. O Campeão foi o Estado de São Paulo com 10 medalhas de ouro, 8 de prata e 10 de bronze, o terceiro lugar ficou com os anfitriões Distrito Federal com 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.

Para o Presidente da Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), Fernando Gomes, a bravura e a determinação dos atletas cariocas foram brilhantes para a conquista do segundo lugar.

"Por falta de apoio quase não participamos deste Brasileiro, só conseguimos graças a Vereadora Cristiane Brasil, faixa preta, que viabilizou a viagem dos nossos atletas", afirmou Gomes.

O Rio de Janeiro vai sediar o próximo Campeonato Brasileiro de Kumitê (adulto), a ser realizado nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2007, no Vasco – Barra, na Barra da Tijuca. E contará com a presença do nosso medalhista dos Jogos Pan-Americanos de 2007

10 setembro 2007

Governo do Estado e os ministros dos Portos e das Cidades inauguram obras de revitalização do acesso ferroviário ao Porto do Rio

Segunda-feira, dia 10 de setembro, às 08h30, o governador Sérgio Cabral, o ministro dos Portos, Pedro Brito, o das Cidades, Márcio Fortes, e o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, inauguram a obra de revitalização do acesso ferroviário ao Porto do Rio. A desobstrução da única linha férrea que leva ao porto é a primeira etapa do projeto de revitalização "Porto do Rio – Século XXI".

Nos últimos 20 anos, diversas comunidades se instalaram ao longo da linha férrea por onde circulam os trens que chegam ao porto trazendo carga de São Paulo, Minas Gerais e do interior do estado do Rio para exportação. As construções surgiram desordenadamente, invadindo a faixa de domínio da ferrovia. Em alguns pontos, como no Arará, no Caju, o trem passava a menos de 30 centímetros das casas. Para diminuir o risco de acidentes, que com freqüência aconteciam, a velocidade média das composições era de cinco km/h, o que facilitava o roubo de cargas, atrasava a entrega e encarecia o custo dos negócios no Porto do Rio. O problema também comprometia a manutenção dos trilhos e dos dormentes, necessária a segurança do transporte.

O Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Transportes, participou ativamente das negociações entre a empresa que administra a linha, a MRS Logística, a prefeitura e as comunidades locais. Esforço que resultou na retirada de 450 casas das margens da linha e na construção de muros isolando o acesso ao porto. O valor do investimento foi superior a R$10 milhões.

Após a inauguração da obra, às 11h, o secretário Julio Lopes e empresários que atuam no porto vão levar o ministro Pedro Brito para conhecer a forma de carregamento de ferro-gusa no meio da Baía de Guanabara – uma operação conhecida como top off. A operação é a melhor alternativa que os empresários do Rio têm para escoar o ferro-gusa, uma vez que os berços de atracação do porto não estão com profundidade suficiente para receber navios de grande porte. O que reduz a competitividade do Porto do Rio no cenário nacional e internacional, e confirma a importância da execução das melhorias previstas no projeto de revitalização.

Depois da inspeção do sistema top off, o ministro Pedro Brito participará de um almoço onde será assinado um protocolo de intenções no qual as empresas que operam no porto se comprometerão a custear os projetos básicos, nos quais serão detalhadas as obras de acesso viário ao porto e as melhorias previstas. Sem esse detalhamento o "Porto do Rio- Século XXI" não tem como ser incluído no PAC – o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O almoço será no restaurante Olimpo, que fica na estação hidroviária de Charitas.

Gilberto Gil terá agenda cheia em Piraí e homenageará a cidade com um show

O Ministro da Cultura, Gilberto Gil, visitará Piraí nesta segunda-feira, dia 10 de setembro, para uma série de atividades ligadas ao seu ministério e aproveitará a ocasião para fazer um show, em praça pública, para homenagear a cidade, que é citada na música “Banda Larga de Cordel”, de sua mais recente turnê pela Europa.
O ministro e sua comitiva serão recebidos pelo Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, Tutuca, às 10 horas, na sede da Prefeitura. Depois das boas-vindas, Gilberto Gil visitará instalações do Projeto Digital, programa de inclusão digital, reconhecido internacionalmente e que deu a Piraí, em 2005, o prêmio, inédito no Brasil, Top Seven Inteligent Communities (As 7 cidades mais inteligentes do mundo).
Para o Prefeito Tutuca, a visita do Ministro Gilberto Gil mostra que Piraí vive um momento excepcional, em todas as áreas:
“Há dias, nós, piraienses, vivemos um momento excecional, quando a Prefeitura passou a oferecer café da manhã nas escolas municipais, uma iniciativa pioneira. Na semana passada, recebemos o Governador Sérgio Cabral, prefeitos e secretários estaduais quando Piraí se tornava a primeira cidade do Brasil a implantar oficialmente o Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Agora, vamos receber o Ministro da Cultura e autoridades federais, que querem conhecer de perto nosso Projeto Digital, que já recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Piraí vive um momento mágico, graças ao trabalho que está sendo desenvolvido, com apoio do Poder Legislativo e, principalmente, da população”, disse, emocionado, o Prefeito Tutuca.

Cultura digital
O Projeto Piraí Digital, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Piraí, disponibiliza para a local uma rede pública de transmissão de voz, dados e imagem. O projeto possibilita, a toda a população, acesso gratuito à internet, em banda larga, em telecentros e quiosques públicos instalados em áreas públicas. Por seu caráter inédito no país, o projeto chamou a atenção de Gilberto Gil.Na visita a Piraí, o ministro participará também da Oficina Bandalargando o Brasil, que debaterá o uso do banda larga, e vai inaugurar o Ponto de Cultura Gente de Nossa Terra, que integra a rede das 682 instituições no Brasil que já firmaram convênio com o Programa Cultura Viva.
Na visita a Piraí, Gilberto Gil será acompanhado pelo Vice-Governador e Secretário de Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão de Souza, que representará o Governador Sérgio Cabral Filho; pelo assessor especial da Presidência da República e coordenador dos programas federais de Inclusão Digital, Cezar Alvarez; o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles; e Célio Turino e Alfredo Manevy, respectivamente, secretários de Programas e Projetos Culturais e de Políticas Culturais do MinC.
O ministro Gil pretende assimilar contribuições para a Política Nacional de Cultura Digital que vêm sendo construída pelo Ministério da Cultura. A visita também trará contribuições para o Plano Nacional da Banda Larga, atualmente em discussão pelo grupo interministerial sob comando do assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, que envolve onze ministérios, entre eles o MinC.
Para a secretária de Cultura de Piraí, Nágila Maria Ferreira, será a oportunidade de oficializar o trabalho que o Ponto de Cultura já vem realizando no município.
"Será um prazer mostrar o nosso trabalho ao ministro Gilberto Gil. Para nós, isso é fantástico, pois irá valorizar ainda mais o trabalho que a gente vem fazendo", destaca.

Agenda do Ministro em Piraí
10h – Visita à Prefeitura, onde será recebido pelo Prefeito Tutuca e representantes dos demais poderes municipais
14h30 – Oficina Bandalargando o Brasil, na Agremiação Esportiva Piraiense
17h30 – Inauguração do Ponto de Cultura Gente de Nossa Terra, na Casa de Cultura
19h – Início do show, com apresentação do Grupo de Jongo de Arrozal, na Praça de Santana e vencedores do Festival de Paródias das Escolas do Município
21h – Show com Gilberto Gil

09 setembro 2007

Francis Hime ao vivo no Miguel Pereirica Atlético Clube


Há tempos o MPAC não vivia momentos de tanto glamour. No último sábado, dia 8 de setembro, o Presidente do MPAC trouxe o grandioso show de Francis Hime. O evento reuniu mais de 400 pessoas no salão nobre do clube. O Presidente do MPAC, Mauro Velhote recebeu Francis Hime na porta do MPAC. Francis, adorou o clima da cidade. O show já está sendo considerado como um dos melhores shows de 2007 acontecidos em Miguel Pereira.
Confira abaixo um vídeo amador do show no clube e no Jornal impresso a noticia completa no Panorama Regional impresso.



VII Orquídeas e Bromélias em Paty do Alferes

Confira os discursos proferidos na abertura do evento na Aldeia de Arcozelo em Paty do Alferes pela Prefeita, Lúcia de Fátima, Batata que tem revolucionado a cidade nos últimos seis anos.