01 setembro 2007

Francis Ao Vivo - os ao vivo pela primeira vez completam CD e DVD essencialmente musicais, dia 8 no MPAC

“É tudo que eu queria: essa canção/ Movida a dor, a sonho, a morte, a vida/ Essa paixão ainda ávida de tudo/ Da lua, da chegada e da partida...”. Ao se iniciar a audição de Ao Vivo tem-se a impressão, logo nas duas primeiras faixas, de um Francis Hime reflexivo. Segundo o dicionário, reflexivo é aquele que reflexiona, que por conseguinte é o ato de ponderar, fazer reflexões. Conforme o show avança, e aparecem canções que fazem parte da trilha sonora das vidas de muitos que ali estão (e grande parte até então nem se dava conta da autoria delas), as impressões se misturam às reações: vem a surpresa, a identificação...Aqueles acordes são muito familiares, próximos e ,assim,a simbiose se estabelece. Os versos metalingüísticos de Geraldo Carneiro para Mais que Imperfeito coadunam o caráter essencial deste projeto: uma obra, um artista e seu público.

Em suma, Francis ao Vivo é o registro realizado no Sesc Pompéia, em São Paulo, do show que o maestro vem apresentando desde o ano passado, uma fusão de seus dois trabalhos recentes, Álbum Musical (2004) e Arquitetura da Flor (2006): Álbum é uma reedição das canções de carreira na voz de artistas fundamentais na obra de Francis (gravado originalmente em 95); já o segundo, o último e despojado disco de inéditas. Predominam, neste ao vivo, os grandes sucessos do primeiro, músicas definitivas do cancioneiro nas últimas quatro décadas:

- “A beleza da obra de Hime perdura desde que a primeira música foi composta em 1963. Ele compôs bastante, algo em torno de 400 músicas, mas gravou pouquíssimo. Francis Hime nos deixa a leve impressão de que nunca é tarde”, filosofa Arthur Dapieve.

Sendo assim, o ouvinte pode se deparar com novos "figurinos" aplicados a pérolas como Pivete, A Noiva da Cidade, Embarcação, Trocando em Miúdos, Amor Barato, Atrás da Porta, E Se e Quadrilha (da parceria com Chico Buarque); A Dor a Mais e Tereza Sabe Sambar (com o parceiro primordial, Vinicius de Moraes); e Desacalanto (com Olívia Hime). Estes novos “figurinos” têm a ver com a estética adotada por Francis após o disco Brasil, Lua Cheia, de 2003: “Passei a explorar uma sonoridade mais enxuta, em contraponto à grandiosidade orquestral que caracteriza a maioria dos meus trabalhos até então. Procurei valorizar melodia e harmonia, dando um tratamento despojado às canções”.

A banda formada por Kiko Freiras (bateria), Jorge Helder (baixo) e Gabriel Improta (violão e guitarra), além, é claro, do inconfundível piano de Francis, levam a cabo a musicalidade enxuta (e sofisticada) adotada pelo maestro. E seguem, executando as singularidades estéticas de músicas mais recentes como Sem Saudades (com Cartola), A Invenção da Rosa, Gozos da Alma e a Musa da Tv- esta só no dvd- (compostas com Geraldo Carneiro) e Palavras Cruzadas (com Toquinho). Completam o repertório Pau Brasil (outra da profícua parceria com o esteta Geraldo Carneiro) e Cadê (com Simone Guimarães).

Francis Ao Vivo flagra o ápice da relação que pode ser estabelecida entre um criador e sua obra; leia-se relação como respeito pela própria trajetória, numa época em que o efêmero está em voga. Francis subverte a própria cronologia, mostrando que a maturidade só dilapidou o homem e o artista. Mesmo que soe paradoxal, ele busca em suas referências mais ancestrais, elementos que suprem de frescor a música que produz hoje.Talvez, por isso, o aspecto reflexivo não seja apenas uma primeira e mera impressão...Francis olha para trás mas não pára de criar, tornando mais próximas a canção existente e aquela que ainda não nasceu.

Nos extras do DVD, making-off do show e documentário gravado no estúdio da Biscoito Fino.

31 agosto 2007

III Simpósio AEPREMERJ em Paty do Alferes

O Panorama Regional, único jornal presente no evento entrevistou Gláucia Maria Barreto Silva, Presidente AEPREMERJ ( Associação das Entidades de Previdência Municipal do Estado do Rio de Janeiro ) e Guto Celino, Presidente da Paty-Previ e membro do Conselho Deliberativo da AEPREMERJ.
Este simpósio tem por objetivo a capacitação e interação entre os os dirigentes próprios da Previdência dos Servidores Municipais do Estado do Rio de Janeiro.
A Prefeita Lúcia de Fátima, Batata esteve na abertura do evento mas logo em seguida seguiu para uma reunião de trabalho no Rio de Janeiro.

Projeto de Despoluição e construção de rede estações de tratamento de Esgoto do Lago de Javary está em fase adiantada na SERLA.

No último dia 23, o Chefe de Gabinete Paulo Gomide, representando o Prefeito Roberto de Almeida, e o Secretário de Obras Edson Saboya, participaram de uma reunião com a Presidente da SERLA Marilene Ramos para tratar de pontos do Projeto, que está bastante adiantado.
Pela SERLA, além da Presidente, estiveram presentes à reunião, o Diretor de Obras e Apoio Técnico, engenheiro Carlos Abenza Martinez, o Coordenador de Obras Augusto Muller e outros assessores e também o Presidente da Fundação Universitária José Bonifácio – UFRJ – engenheiro Raymundo de Oliveira que acompanhava o Sr. Sérgio Bordeaux da Associação dos Moradores do Lago de Javary.
Na ocasião também foi abordado o Projeto de Revitalização das Margens do Lago, já apresentado à SERLA e em fase final de aprovação naquele órgão, projeto este que sem dúvida dará nova vida àquele que é um verdadeiro símbolo da cidade.
Confira na semana que vem noticia completa sobra essa visita no Panorama Regional.

29 agosto 2007

Meio Ambiente de Paty do Alferes será laboratório para alunos de Pós-graduação

Paty do Alferes. O secretário de Meio Ambiente Jorge José de Barros Santos, mais conhecido por Zezé da Floresta, recebeu na Sala Verde da Agenda 21 Local, onde fica a sede da sua secretaria, a visita dos Professores do Curso de Pós-graduação Ambiental da Universidade Gama Filho, Dra. Lílian Gama e Dr. Jaime Salles, que vieram conhecer os trabalhos que desde 2001 vêem sendo realizados e colocaram o município de Paty do Alferes como referência nacional no desenvolvimento da Agenda 21 Local.
No fim da reunião, o Professor Dr. Paulo Cassino, Diretor de Recursos Hídricos da secretaria, sugeriu a assinatura de um Convênio entre a Universidade e a Prefeitura de Paty do Alferes para que os alunos de Pós-graduação utilizem a Agenda 21 Local de Paty do Alferes como Laboratório.

Mega Feirão da Independência vai agitar o feriadão em Miguel Pereira

Oito lojas de carros e motos de Miguel Pereira vão realizar na Praça da Estação no centro da cidade um Mega Feirão da Independência. A intenção é oferecer aproximadamente 100 veículos entre carros e motos a preços bem especiais. O evento acontece durante os dias 7,8 e 9 de Setembro das 9:00 às 19 horas. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo é parceira do evento que teve a empresa BEMTV Publicidade responsável por toda a programação visual.
Outra grande novidade é que a Financeira do Banco ABN estará presente aprovando seu financiamento na mesma hora. Aproveite a oportunidade e compre seu carro 0km ou quem sabe aquele usado totalmente revisado com garantia.

28 agosto 2007

Empresas americanas querem comprar a Amazônia. Pode ?

GILBERTO DO CORREIO ENCONTROU-SE COM O PREFEITO DO RIO DE JANEIRO, CÉSAR MAIA.

O vereador Gilberto do Correio que já chegou a ser lider da bancada do atual Prefeito de Miguel Pereira, Roberto de Almeida, esteve, dia23, no gabinete do Prefeito do Rio, César Maia, onde recebeu o convite para ser o candidato a disputar as próximas eleições para Prefeito Municipal pelo DEM ( Partidos dos Democratas ).
Até o final de setembro a população de Miguel Pereira tomará conhecimento dos prováveis candidatos a Prefeito.
Gilberto que teve uma boa votação para Deputado Estadual, espera surpreender seus concorrentes nas próximas eleições.
Confira a foto cedida pela assessoria de imprensa do Vereador e a entrevista do Vereador em vídeo.

26 agosto 2007

Um alerta muito bom de como devemos nos portar diante da formação de uma criança!

Campanha publicitária estrangeira que deveria ser veiculada em horário nobre em nosso país.

Câmara de Vassouras é destaque na midia regional.

O Panorama Regional registra a matéria veiculada esta semana no RJ TV parabenizando a atuação do jovem Presidente dessa Casa de Leis, Vereador Renan Vinícius que foi o autor do projeto que instalou a TV Câmara permitindo a todos os munícipes assistirem as sessões em suas casas pela internet. Vassouras é a única cidade na região a possui essa tecnologia.
Confira a matéria na integra.