
17 agosto 2007
EXCLUSIVO - Projeto de saneamento do Lago de Javary, entra na fase final de execução

Prefeitura de Miguel Pereira asfalta ruas em Portela
Confira os vídeos exclusivos.
15 agosto 2007
Mauricio Dentista pede e Macarrão atende.

O Vereador Mauricio Dentista, líder da bancada do Prefeito na Câmara de Vereador está feliz pelos elogios que tem recebido da comunidade de Portela. Tudo porque após solicitar, por ofício, a pavimentação do pátio da estação em Portela, obra há muito desejada pelos moradores do segundo distrito ele foi atendido pelo Prefeito Roberto de Almeida.
14 agosto 2007
Traficante presa em Miguel Pereira deixa cidade estarrecida. Inara vivia normalmente como empresária na cidade.

12 agosto 2007
Setor de Imunização realizará vacinação na Zona Rural contra Poliomielite de 20 a 28 de agosto
Valença- A Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Imunização, realizará a vacinação volante na zona rural contra poliomielite (paralisia infantil), para crianças até cinco anos de idade, no período de
Confira então a vacinação na zona rural:
Dia 20, segunda-feira, o volante estará na Região da Serra da Glória, sendo na Escola Municipal Santo Antônio, a partir das 9:00 horas, Escola Municipal Abelardo Elias, a partir das 10:00 horas, Escola Municipal Haroldo Myrra (São Bento), a partir das 11:00 horas, Escola Municipal Telsino Pereira de Souza, a partir do meio-dia.
No dia 21, terça-feira, na Região Santa Inácia, na Escola Municipal Felício Moreira, a partir das 8:30 horas, Escola Municipal Paulo Werneck, a partir das 9:15 horas, Escola Municipal Grijó (Figueira), a partir das 10:00 horas.
Na terça-feira, 22, na Região Pentagna I, na Escola Estadual Professora Noêmia Vieira, a partir das 9:00 horas, na Escola Municipal José Lima (Fazenda de Coroas), a partir das 9:45 horas, na Escola Municipal Mariquinha Pinto (Chalé), a partir das 10:30 horas e Escola Estadual Engenheiro Alberto Furtado, a partir das 11:15 horas.
No dia 27, segunda-feira, na Região de Pentagna II, na Escola Municipal João Antônio de Paiva (Caxias), a partir das 8:30 horas, na Escola Municipal São Domingos, a partir das 9:30 horas, Fazenda São José do Quilombo, a partir das 10:15 horas, Escola Municipal do Destino, a partir das 11:15 horas, Escola Municipal Antônio Lameira (Vargas), a partir das 11:45 horas, Escola Municipal Major Heliodoro Duboc (Harmonia), a partir das 12:30 horas.
E, no dia 28 de agosto, terça-feira, na Região de Parapeúna, na Escola Municipal José Reis Duque (João Honório), a partir das 9:00 horas, Escola Municipal Coronel Cardoso, a partir das 9:45 horas, Escola Estadual Fernandes Figueira, a partir das 10:30 horas, Escola Estadual Monteiro de Carvalho (Chaves), a partir das 11:30 horas.
PAC FUNASA LIBERA R$ 160 MILHÕES PARA O RIO
O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, anunciaram a liberação de R$ 160 milhões anuais para o Rio de Janeiro, dentro de um programa de implementação de saneamento básico em municípios com até 50 mil habitantes. A partir de agora a Funasa estará cadastrando os projetos dos municípios fluminenses, a fim de liberar os recursos. Os municípios terão cerca de 30 dias para apresentar os projetos.
Para Pezão, esse é um grande momento para o estado, que terá uma nova realidade sanitária. Durante a reunião o vice-governador lembrou que muitos municípios pedem recursos, mas não possuem projetos e acabam não sendo contemplados com a verba. Para isso foi feita essa reunião, já que apenas no início de agosto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá anunciar, de forma definitiva, esse Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de saneamento.
- Os municípios possuem muitos problemas para transformar seus anseios em projetos. Estamos criando uma força-tarefa com a Secretaria do Ambiente e a Funasa, para identificar os gargalos e agilizar seja o desenvolvimento dos projetos, seja a agilização do licenciamento ambiental – frisou Pezão.
Ele afirmou ainda que, no caso dos municípios apresentarem projetos e não possuírem recursos para a contrapartida das obras, o estado estará dando ajudando com os recursos necessários. Essa, para o presidente da Funasa, é uma ajuda fundamental para que os municípios possam mudar a sua realidade. Danilo Forte afirmou que existem verbas liberadas desde 2002, mas que os municípios não conseguiram ainda apresentar um projeto para a obra.
- Acho que a decisão do governo estadual de criar essa força-tarefa é de suma importância para a agilização na liberação desses recursos e na realização das obras. Estaremos dando total apoio ao projeto, que conta com a parceria da Feema, Cedae e da Associação de Municípios do Brasil na expectativa de se levar mais qualidade de vida e saúde para a população – disse Forte.
O Rio de Janeiro tem 70% de seus municípios com menos de 50 mil habitantes e possui áreas com problemas graves. O superintendente da Funasa no Rio, Marcus Muffarreg, lembrou que os precisam se ater a certos detalhes, como o projeto da obra, o licenciamento da obra e, em caso de aterros sanitários, por exemplo, a propriedade do terreno onde será construído. Para Muffarreg, investir na área de saneamento é garantir mais qualidade na saúde da população. O presidente da Funasa reforçou as declarações do superintendente, lembrando que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada um dólar investido em saneamento, economiza-se cinco dólares no sistema de saúde, já que as obras de saneamento básico diminuem, de forma sensível, as doenças, principalmente as de veiculação hídrica.
CONCESSIONÁRIAS NÃO PODERÃO MAIS COBRAR POR SERVIÇOS DESNECESSÁRIOS
O projeto também estabelece a obrigatoriedade de tratamento individualizado nas prestações dos serviços, o que significa fazer constar nas faturas de cobrança informações como período e data dos serviços prestados; espécie de tarifas cobradas; horário, duração e especificação das chamadas em serviços de telefonia; preço unitário de cada serviço; quantidade individualizada dos serviços prestados; e valor devido. As sanções impostas aos que infringirem as determinações também estão previstas no projeto e vão da advertência à multa de até 2 mil Ufirs diárias para os casos de reincidência.