04 abril 2012

PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2012

Estão abertas as inscrições, até 20 de abril de 2012, do PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2012 para os espaços expositivos da Funarte nas cidades de São Paulo, Recife, Brasília e Belo Horizonte.

Para ler os editais acesse o link http://www.funarte.gov.br/artes-visuais/

RENNER ABRE 54 VAGAS PARA SUA PRIMEIRA LOJA DE RUA EM COPACABANA, RIO DE JANEIRO

A Lojas Renner está com 54 vagas abertas para a 18ª operação na cidade do Rio de Janeiro. A loja ficará localizada no bairro de Copacabana, e será a primeira loja de rua no Estado. As oportunidades são para os cargos de assistente de vendas, assistente de produtos financeiros, auxiliar de estoque, auxiliar de expedição e armazenagem, auxiliar de loja, costureira, fiscal de loja e caixa. Os interessados deverão entregar o currículo entre os dias 02 a 04 de abril, das 8h às 17H, na Universidade Cândido Mendes, localizada na Praça Pio X, nº7 – Candelária – Centro do Rio de Janeiro.

Para as vagas de auxiliar de estoque, auxiliar de expedição e armazenagem, costureira e fiscal de loja é necessário Ensino Fundamental completo. Para o cargo de auxiliar de loja, o candidato deve estar cursando o Ensino Médio. Pessoas com deficiência e Jovens Aprendizes são bem-vindos no processo.

Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e possuir qualidades essenciais para atendimento ao público como bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, capacidade de trabalho em equipe e identificação com o comércio.

Com mais de 14 mil colaboradores em 165 lojas espalhadas em todo o país, a Lojas Renner oferece um plano de carreira estruturado e prima pelo desenvolvimento constante de seu quadro funcional. Cada colaborador recebe em média 150 horas de treinamento durante o ano. O programa de benefícios envolve auxílio alimentação, plano de saúde, vale transporte, participação nos resultados da companhia, entre outros.

Pronatec Copa: não perca esta chance

Começam hoje as inscrições do programa que vai qualificar os profissionais que queiram fazer bonito em 2014

Brasília (DF) – Com o objetivo de fortalecer a competitividade do setor e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas, o Ministério do Turismo inicia hoje (03/4) as inscrições para o Pronatec Copa: são 32 cursos, além de aulas de inglês, espanhol e libras (língua de sinais), para quem tem 18 anos ou mais. As turmas, presenciais, serão nas 12 cidades-sedes, no entorno dessas cidades e em destinos de visibilidade internacional espalhados pelo país. Veja a listagem das cidades clicando AQUI.

“A qualificação profissional é uma das principais ações do Governo Federal para transformar a Copa do Mundo de 2014 no maior evento de todos os tempos. O Pronatec Copa capacitará não apenas quem já trabalha com o turismo, mas também quem pretende se profissionalizar no setor. Com isso, garantiremos um legado social, de conhecimento e fomento ao setor turístico nacional, que irá permanecer após os megaeventos que o Brasil receberá”, incentiva o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

As inscrições para os 35 cursos poderão ser feitas via site www.pronateccopa.turismo.gov.br.

Para os que tiverem o ensino fundamental incompleto, serão cursos de auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de confeitaria, atendente de lanchonete, camareira, chapista, churrasqueiro, condutor de visitantes, copeiro, garçom básico, cozinheiro industrial, masseiro, mensageiro, monitor ambiental, monitor de recreação, padeiro e confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, recepcionista de eventos, salgadeiro e sushiman.

Já os que tenham ensino fundamental completo, poderão se inscrever nos cursos para agente de informações turísticas e mestre de cerimônias. Já quem tiver o ensino médio incompleto poderá se qualificar como auxiliar de serviços de hospedagem, auxiliar de agenciamento de viagens e recepcionista em meios de hospedagem.

Os interessados com ensino médio completo poderão se capacitar como bartender, condutor de turismo de aventura, organizador de eventos, sommelier e agente de viagens.

E vale lembrar que os alunos com o ensino fundamental completo ou escolaridade superior poderão inscrever-se simultaneamente no curso de capacitação e em um curso de idioma ou de libras.

Com uma média de 160h/aulas (equivalente a quatro meses de duração), o curso será oferecido de forma gratuita e presencial. Cara aluno terá direito a um auxílio estudantil - com alimentação e transporte. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail pronateccopa@turismo.gov.br Não perca essa oportunidade. Qualifique-se profissionalmente e faça parte desse time campeão do turismo brasileiro.

Garotinho discursa sobre denúncias contra o Boi Bom


03 abril 2012

Agricultura fluminense se prepara para a RIO+20

Programa Rio Rural contribui para os compromissos do estado com o desenvolvimento sustentável

De 20 a 22 de junho, o Rio de Janeiro receberá chefes de Estado de todo o mundo, lideranças de organizações não governamentais e empresariais, para discutir e estabelecer políticas de desenvolvimento sustentável. Vinte anos após a Rio-92, histórica conferência sobre desenvolvimento e meio ambiente, pela primeira vez, no âmbito estadual, a Agricultura é também protagonista no processo de transição para uma economia verde.

A expectativa é que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, seja um novo marco no enfrentamento dos desafios socioeconômicos e ambientais do planeta. Através de ações inovadoras e práticas sustentáveis o programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura já atua para garantir o bem estar das gerações de hoje e do futuro.

Articulado com parceiros do setor público, privado e do terceiro setor (ONGs parceiras), a Agricultura participa das estratégias do governo fluminense para a Rio+20. De acordo com o secretário da pasta, Christino Áureo, o programa do Rio de Janeiro é hoje referência entre as iniciativas apoiadas pelo Banco Mundial no setor.

- O Rio Rural é reconhecido no Brasil e internacionalmente como modelo bem sucedido, modificando a relação do homem com o ambiente, em benefício do desenvolvimento sustentável. Suas ações demonstram que é possível harmonizar a produção de alimentos com a preservação ambiental - afirmou.

Com recursos financiados pelo Banco Mundial e contrapartidas do governo estadual, o programa investirá até 2018 o total de US$ 247 milhões para o desenvolvimento limpo da agricultura.

- Os produtores participantes estão se fortalecendo cada vez mais e já adotam, com incentivos e assistência técnica, práticas não poluentes de cultivo e manejo sustentável dos recursos naturais. Assim, garantem a melhoria de suas condições de vida, produção de alimentos mais saudáveis e preservação do ambiente, contribuindo para mitigar os efeitos nocivos das mudanças climáticas - explicou Christino Áureo.

Entre as técnicas apoiadas estão os sistemas agroflorestais, cultivos agroecológicos e orgânicos, proteção de nascentes, recuperação e conservação de matas ciliares e fragmentos florestais. Esses e outros projetos ajudam a gerar renda, preservar os recursos naturais e sequestrar CO2 da atmosfera. O Rio Rural atua também através de ações de infraestrutura, fortalecimento das organizações comunitárias e capacitação dos atores locais, regionais e estaduais, visando a adaptação das populações rurais às mudanças do clima.

Rio+20 e as ações do Rio Rural

Economia Verde - Incentivo a práticas agropecuárias de baixo impacto ambiental, liberando áreas de Mata Atlântica para restauração e regeneração

Infraestrutura e saneamento - Investimento em recuperação de estradas vicinais, construção de fossas sépticas e pequenas estações de tratamento de esgoto em comunidades rurais. Com recursos do BIRD, 5.300 fossas sépticas já começaram a ser instaladas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias e evitando a contaminação de rios e córregos. Através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – Fecam, está prevista também a construção de estações de tratamento em 45 comunidades do Norte e Noroeste Fluminense, que atenderão 7.124 famílias. Em estradas, equipamentos e ações de infraestrutura rural, o programa já investiu R$ 19,6 milhões.

Proteção de nascentes - O Rio Rural fará a proteção de 2016 nascentes em propriedades rurais até as Olimpíadas do Rio. Com incentivos financeiros diretos, assistência técnica e conscientização ambiental, a campanha “Água Limpa para o Rio Olímpico” contribui para garantir a disponibilidade de água nas microbacias hidrográficas do estado, além de realizar atividades de educação e conscientização ambiental, tendo como inspiração o espírito olímpico.

Sequestro de carbono - Com a recuperação das áreas de Mata Atlântica e práticas agrícolas sustentáveis, o programa contribui para a imobilização de carbono. Essa característica torna a metodologia de microbacias hidrográficas um modelo para o desenvolvimento limpo da Agricultura. Estudo feito em parceria com a FAO/ONU demonstrou que os gases do efeito estufa emitidos (incluindo a produção de alimentos) são 100% neutralizados pela adoção de práticas sustentáveis, um resultado importante para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Organização comunitária - Capacitação de atores locais para o planejamento e execução das ações de desenvolvimento sustentável, além de assistência técnica para fortalecimento das organizações nas microbacias. Segundo a ONU, o desenvolvimento sustentável requer o engajamento e participação dos grupos sociais.



Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária

17 países se manifestam contra a revalidação automática de diplomas de Medicina

DECLARAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS

17 países se manifestam contra a revalidação automática de diplomas de Medicina

A adoção de critérios rigorosos e transparentes para validação de diplomas de Medicina obtidos em países estrangeiros, a formulação de políticas públicas que favoreçam a fixação de médicos em zonas de difícil provimento, o aumento de investimentos na assistência em saúde, o combate à violência contra os profissionais da saúde e a definição de medidas de acesso equânime à assistência farmacêutica. Estes são alguns dos pontos da Declaração de Florianópolis, documento aprovado por representantes de 17 países da América Latina, Caribe e Península Ibérica, que durante os dias 28 a 30 de março, participaram do V Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas (Fiem), realizado em Florianópolis (SC).

O documento será encaminhado formalmente ao Governo brasileiro pelas entidades médicas brasileiras. “É importante que os gestores saibam que nossas preocupações são compartilhadas e apoiadas pela comunidade médica internacional. Acreditamos que, por meio do diálogo, poderemos encontrar as soluções aguardadas pelos médicos e pela sociedade”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila, anfitrião das delegações. Para ele, a Declaração de Florianópolis reforça a preocupação da classe médica com o futuro da Medicina, a qualidade da assistência em saúde e a vida dos cidadãos nos países signatários.

Ao aprovar a Declaração, após três dias de debates, as entidades médicas das 17 nações participantes do Fiem entenderam ser fundamental o seu posicionamento conjunto ante aos desafios do setor, que afetam milhões de pessoas. Entre os problemas citados constam: a falta crônica de financiamento à saúde, os abusos éticos cometidos por tomadores de decisão e a ausência de políticas públicas em nível governamental. As entidades também exigiram dos diferentes Governos o apoio a medidas que integram o documento aprovado como forma de garantir às comunidades atenção em saúde segundo critérios de qualidade técnica, eficácia de resultados e segurança plena aos pacientes.

Subsídios para o debate - Durante o V Fiem, expositores de diferentes nações apresentaram dados que mostraram as problemáticas nacionais acerca dos temas constantes da programação do Fórum. Os subsídios estimularam os debates – em plenários e em grupos de discussão – em busca de diagnósticos e respostas para as dificuldades. São as conclusões deste trabalho que integram a Declaração de Florianópolis. Para os participantes, as questões polêmicas não podem ser ignoradas pelos profissionais, pela sociedade e, principalmente, pelos gestores das distintas esferas.

Segundo o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino de Araújo Cardoso Filho, “é de grande relevância que o Brasil e os demais países irmãos no FIEM discutam a capacitação dos médicos na região, tanto na graduação quanto na pós-graduação; assim como analisem, juntos, a situação do mercado de trabalho e suas perspectivas. Deste modo, poderemos vislumbrar um futuro cada vez melhor para os médicos e a saúde da população”.

Esta também é a percepção do presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Célio Jayme Carvalhaes, para quem o encontro em Florianópolis ajudou a entender também os dilemas que afetam o trabalho médico. “Com a crise da Espanha e em Portugal, com as dificuldades das Américas, temos dificuldade muito grande em termos de condições de trabalho, que é, em geral, precarizado”. Ele relata ainda que “na maioria dos países nos temos dificuldades materiais importantes de instalações, insumos e medicamentos, respeitadas as peculiaridades de cada um dos países”.

Conheça as principais conclusões que integram a Declaração de Florianópolis. Para acessar a íntegra do documento, clique aqui:

VALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS:

- As entidades médicas devem integrar as comissões de reconhecimento de diplomas, cujo processo deve acontecer em ambiente que garanta sua publicidade e transparência.

- O reconhecimento e a validação dos diplomas estrangeiros devem ocorrer somente após analise curricular e documental e realização de exames (teóricos, práticos, cognitivos, deontológicos e linguísticos) pelos candidatos, em marcos similares aos previstos pelos projetos Revalida (Brasil), Mir (Espanha) e Eunacom (Chile), considerados referências pelo rigor na seleção dos candidatos.

MIGRAÇÃO MÉDICA

- O monitoramento dos fluxos de migração médica, com controle de entrada e saída de profissionais entre os países, deve ser implementada, possibilitando o exercício da Medicina apenas aos candidatos que, mesmo após validação de seus títulos, estejam inscritos nas entidades médicas reguladoras dos países.

- A organização de um registro único de médicos com a contribuição dos países que compõem o Fiem (com dados pessoais, titulação, histórico ético-profissional, formação) deve ser operacionalizada.

TRABALHO E EDUCAÇÃO MÉDICOS

- As entidades médicas devem participar dos processos de regulação do trabalho médico, cabendo-lhes colaborar com a formulação de diagnósticos das necessidades a partir da análise de dados gerais e específicos da população médica, incluindo a oferta de vagas e de cursos de medicina, entre outros.

- Políticas públicas voltadas ao fortalecimento e à valorização do trabalho médico devem ser adotadas pelos governos nacionais para assegurar aos profissionais condições que permitam exercer plenamente a Medicina com autonomia, sem interferência de pressões econômicas e políticas e comprometido com o paciente.

- A oferta de acesso aos profissionais à educação médica continuada, à remuneração adequada, às condições de trabalho e de aposentadoria que tornem possível a prática da Medicina mesmo em áreas de difícil provimento deve ser implementada pelos países. A definição de uma carreira funcional específica dentro do Estado para os médicos aparece como única saída para a cobertura dos chamados vazios assistenciais, permitindo a fixação dos médicos em todas as regiões, estendendo às comunidades os benefícios de uma assistência de qualidade.

VIOLENCIA CONTRA OS PROFISSIONAIS

- A violência contra os médicos é um problema generalizado e em crescimento que afeta especialmente a determinados serviços, como os de emergência, e aos médicos mais jovens. Considera-se imprescindível prevenir e controlar estas situações com o apoio governamental e policial.

ACESSO A MEDICAMENTOS

- A política de medicamentos deve ser uma prioridade de nossos governos, sem que esteja submetida a interesses privados ou de mercado, assegurando ao pacientes tanto seu uso racional como o acesso aos insumos essenciais.

- As entidades médicas consideram imprescindível a exigência de novas políticas internacionais pelas quais os países ricos garantam ao resto da população mundial o acesso e a distribuição de medicamentos essenciais em condições suportáveis para suas economias.

- Os interesses de mercado que condicionam definitivamente a investigação biomecânica e o comportamento da indústria farmacêutica e de tecnologias em saúde devem estar submetidos aos interesses da saúde e à sustentabilidade e à manutenção dos sistemas nacionais de saúde universais, equânimes e solidários em todos os nossos países.

- As entidades médicas devem intervir efetivamente e prestar contas em grupos de trabalho ou estruturas públicas, que permitam a tomada de decisões sobre avaliação, habilitação, registro, financiamento e monitoramento do uso de medicamentos e de novas tecnologias em saúde.

- Os médicos devem estar dispostos a declarar seus conflitos de interesse quando intervenham ou participem em estudos de investigação, realizem publicações, formação ou informações relacionados a quaisquer aspectos que afetem o exercício da profissão médica. Nossas organizações médicas devem estar dispostas a introduzir e exigir uma nova cultura de comportamento médico que incorpore a declaração de conflitos de interesse em suas referências curriculares.