12 abril 2007

Público considera sucesso encenação da Paixão de Cristo em Miguel Pereira


Miguel Pereira - A ONG Arteiros, com sede em Miguel Pereira, apresentou ao público, a encenação d a via-crúcis de Jesus Cristo, com os episódios históricos que culminaram na sua crucificação e morte no Monte das Oliveiras. A encenação aconteceu na sexta-feira 7. na Praça João Paulo II.
A montagem foi excelente e a coreografia com Cristo e seus apóstolos, passando entre a assistência e subindo para o átrio da antiga igreja Matriz, que serviu adequadamente como cenário a um espetáculo de grande impacto emocional.
Congratulações aos autores do roteiro e os atores, especialmente Fábio Kleine, que interpretou JC. Parabéns à Prefeitura Municipal de Miguel Pereira que deu o suporte operacional ao espetáculo.
Panorama Regional, sempre presente aos principais eventos, filmou o trecho da encenação da crucificação de Jesus, e cujo vídeo poderá ser assistido no Blogue de notícias do nosso site.

11 abril 2007

Piraí recebe visita de delegações estrangeiras do projeto X-Cross

Piraí recebe nesta quinta-feira, 12 de abril, representantes brasileiros e estrangeiros do Projeto X-Cross, que participarão de um encontro de avaliação do programa, no Colégio Lúcio de Mendonça. O projeto X-Cross é uma parceria educacional entre cidades européias e latino-americanas, que busca a renovação da prática pedagógica no ensino de Ciências, com uso efetivo de recursos audiovisuais nos ambientes de aprendizagem. No Brasil, as duas cidades que
receberam o projeto são Piraí e Vitória. No exterior, o X-Cross está sendo desenvolvido em Bremen (Alemanha), Segrate (Itália) e Miraflores (Peru).
Os alunos que participam do projeto produzem, eles mesmos, com auxílio de monitores, o material audiovisual utilizado em aula. Isso os capacita a ensinarem outros alunos,o que é um dos objetivos principais do X-Cross. A reunião de Piraí terá a participação de professores e alunos do Projeto X-Cross,que é aplicado em três escolas: Lúcio de Mendonça (Centro), com 1.131 alunos; Colégio Municipal Castelo Branco (Santanésia),com 1.436 alunos; e
Escola Municipal Rosa Carelli da Costa (Varjão).
O Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, Tutuca, destacou a importância da realização do encontro em Piraí, pois confirma que o município é referência, também, na área de educação.
"Esse evento enche de orgulho os piraienses, pois mostra que nosso município está tendo cada vez mais reconhecimento internacional na área de educação. Só cinco cidades no mundo receberam o Projeto X-Cross e Piraí é uma delas. Nosso Piraí foi eleito, em 2005, uma das 7 cidades inteligentes do mundo e éramos a única do Brasil. Recentemente, Piraí foi escolhida uma das quatro cidades brasileiras para receber o projeto UCA (Um Computador por Aluno). Nosso
Projeto Piraí Digital deve ser usado, pelo Governo Federal,como modelo de programa de inclusão digital em todo o país. Tudo isso nos enche orgulho e de certeza de que adotamos a política certa, em benefício do município e da sua população", disse Tutuca, que participou da Marcha de Prefeitos a Brasília.
Os encontros de avaliação do Projeto X-Cross começaram no dia 10 e prosseguiram no dia 11, no Hotel Luxor Continental, em Copacabana. Entre os delegados estrangeiros presentes estão Claire Klindt, coordenadora de operações do Projeto; Otto Bothmann, de Bremen; e Antoine Gilbert, representante da delegação européia no Brasil. Virão ainda quatro representantes alemães, três italianos, dois peruanos e três de Vitória.
Na visita a Piraí, os delegados estrangeiros e brasileiros visitarão as instalações do Piraí Digital, para conhecer o projeto que tem recebido vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles a chancela da Unesco.

08 abril 2007

TORNEIO DE TRUCO 2007

Foi realizado, este ano no Capelada, no dia 07 de Abril, sábado, o famoso torneio de truco da Semana Santa, em Miguel Pereira. Este é o quinto torneio deste empolgante jogo de cartas realizado em Miguel Pereira, modalidade que tem como primeiros colocados no Ranking da cidade os irmãos Cléber e Ricardo Capella (que este ano não jogaram juntos, pela ausência do jogador Ricardo).
Com a presença de 12 duplas, o torneio teve como ganhadores as seguintes parcerias: Campeões: Marquinho "Xuxa" & Fernandinho. Vice-campeões: Cléber Capella & Kakau. 3º colocados: Pedro Tavares & Oswaldo "Grawatinha". Vale ressaltar o "rebaixamento" das duas duplas últimas colocadas, que não participarão do torneio ano que vem: Paglo & Dudu "Bezé"; e Flavinho "Sagui" & Wilson "Maluquinho". O torneio foi realizado num alegre ambiente regado è cervejinha gelada, churrasco, e muitos gritos de "Truco !!", e já é uma tradição da
Semana Santa em Miguel Pereira !!