10 junho 2008

DOCUMENTÁRIO SOBRE O CALANGO COMEÇA A SER FILMADO NA REGIÃO

O cineasta Flávio Cândido (A Terceira Morte de Joaquim Bolívar), começa a filmar nesta sexta-feira, 13, na Serrinha do Alambari, localidade turística de Resende, o média-metragem "Calangos e Calangueiros – Uma Viagem Caipira Pelo Vale do Paraíba", documentário que será exibido ainda este ano pela TV Brasil e fará parte do acervo do Museu do Folclore no Rio de Janeiro.
Além de Resende, onde as gravações acontecem com o apoio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, a produção do filme passará também pelas cidades de Porto Real, Valença e Vassouras. Segundo o diretor Flávio Cândido, um dos objetivos do filme é buscar nos rincões do Sudeste Brasileiro "cantadores e jeitos de cantar e versejar o calango que, como se sabe, não é uma linha reta e monótona, mas sim feito em curvas e sustos, como um rio que desce a Serra da Mantiqueira e vai encontrar o Rio Paraíba".
- O calango é uma manifestação musical e poética ancestral das roças mineira e fluminense, geograficamente da bacia e sub-bacias do Paraíba do Sul. Em última análise, é uma das origens da música sertaneja em uma grande extensão do Sudeste Brasileiro, que vai da Zona da Mata mineira até São Paulo, passando pelo vale do Paraíba Fluminense - revela Cândido.
Durante a pré-produção do filme, Flávio Cândido diz ter encontrado personagens interessantíssimos, que precisam ser resgatados e preservados: "não podemos deixar essa história se perder. Vamos realizar um documentário musical e poético tendo por matéria prima uma das mais ricas e negligenciadas tradições artísticas do Brasil profundo", afirma o cineasta.
Talento inato - Desafio musical, cantado ou declamado, o calango, como tantas outras manifestações populares, é uma tradição oral que perpassa os tempos, mas não é uma tradição familiar. Contando com o talento inato de quem quer calanguear, aprende-se o calango assistindo outro calangueiro versejar. No filme, os calangueiros do Vale do Paraíba serão desafiados por colegas da cidade mineira de São José das Três Ilhas.

Nenhum comentário: