10 junho 2008

ALERJ GARANTE APLICAÇÃO DE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO JOGO DE XADREZ

Ao derrubar, por unanimidade, o veto do governador Sérgio Cabral ao projeto de lei 73/07, nesta terça-feira (10/06), a Assembléia Legislativa do Rio garantiu a implementação do Programa Estadual de Aprendizagem do Jogo de Xadrez (PAX) em toda a rede pública estadual de ensino. De autoria do deputado Marcelo Simão (PHS), o projeto será novamente enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá dois dias para promulgar a matéria ou o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), promulgará. "A importância da proposta está na tentativa de levar aos estudantes da rede pública estadual um instrumento que potencialize o aprendizado, através do desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade. A proposta não é dispendiosa e é viável", afirma o autor.
Para Simão, o xadrez é mais do que um jogo, é uma ferramenta de aprendizado. "Queremos que nossas escolas sejam capazes de utilizar todos os mecanismos possíveis para melhorar a aprendizagem. O xadrez será um desses instrumentos, já que é um recurso capaz de desenvolver nos jovens a capacidade de concentração, planejamento de ação, raciocínio lógico e memória", afirmou o deputado.
Segundo o texto, o Governo ficará incumbido de promover a divulgação, junto às escolas públicas estaduais, dos benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio, além firmar convênios com clubes, associações e federações que pratiquem a atividade do jogo de xadrez, para a difusão da prática nas escolas públicas estaduais.

Nenhum comentário: