10 setembro 2007

Governo do Estado e os ministros dos Portos e das Cidades inauguram obras de revitalização do acesso ferroviário ao Porto do Rio

Segunda-feira, dia 10 de setembro, às 08h30, o governador Sérgio Cabral, o ministro dos Portos, Pedro Brito, o das Cidades, Márcio Fortes, e o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, inauguram a obra de revitalização do acesso ferroviário ao Porto do Rio. A desobstrução da única linha férrea que leva ao porto é a primeira etapa do projeto de revitalização "Porto do Rio – Século XXI".

Nos últimos 20 anos, diversas comunidades se instalaram ao longo da linha férrea por onde circulam os trens que chegam ao porto trazendo carga de São Paulo, Minas Gerais e do interior do estado do Rio para exportação. As construções surgiram desordenadamente, invadindo a faixa de domínio da ferrovia. Em alguns pontos, como no Arará, no Caju, o trem passava a menos de 30 centímetros das casas. Para diminuir o risco de acidentes, que com freqüência aconteciam, a velocidade média das composições era de cinco km/h, o que facilitava o roubo de cargas, atrasava a entrega e encarecia o custo dos negócios no Porto do Rio. O problema também comprometia a manutenção dos trilhos e dos dormentes, necessária a segurança do transporte.

O Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Transportes, participou ativamente das negociações entre a empresa que administra a linha, a MRS Logística, a prefeitura e as comunidades locais. Esforço que resultou na retirada de 450 casas das margens da linha e na construção de muros isolando o acesso ao porto. O valor do investimento foi superior a R$10 milhões.

Após a inauguração da obra, às 11h, o secretário Julio Lopes e empresários que atuam no porto vão levar o ministro Pedro Brito para conhecer a forma de carregamento de ferro-gusa no meio da Baía de Guanabara – uma operação conhecida como top off. A operação é a melhor alternativa que os empresários do Rio têm para escoar o ferro-gusa, uma vez que os berços de atracação do porto não estão com profundidade suficiente para receber navios de grande porte. O que reduz a competitividade do Porto do Rio no cenário nacional e internacional, e confirma a importância da execução das melhorias previstas no projeto de revitalização.

Depois da inspeção do sistema top off, o ministro Pedro Brito participará de um almoço onde será assinado um protocolo de intenções no qual as empresas que operam no porto se comprometerão a custear os projetos básicos, nos quais serão detalhadas as obras de acesso viário ao porto e as melhorias previstas. Sem esse detalhamento o "Porto do Rio- Século XXI" não tem como ser incluído no PAC – o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O almoço será no restaurante Olimpo, que fica na estação hidroviária de Charitas.

Nenhum comentário: