19 maio 2008

Piraí participa de projeto inovador na área de ciências


Projeto X-Cross está em apenas 5 cidades no mundo

Piraí, uma das cinco cidades escolhidas em todo o mundo para participar do programa X-Cross, estará representada no encontro internacional de avaliação do programa, que será realizado entre os dias 22 e 24 de maio, no Rio de Janeiro. Além de Piraí, estarão presentes na reunião alunos, professores e coordenadores das cidades de Vitória (Espírito Santos), Segrate (Itália), Miraflores (Peru) e Bremen (Alemanha).

O Projeto X-Cross é um desdobramento da Rede 13 (Cidades e Sociedade da Informação) do Programa URB-AL, fomentado pela União Européia, que tem por objetivo reformular o ensino de Ciências, com a utilização de recursos de multimídia. Nele, os próprios alunos são produtores do conteúdo de ensino.

Piraí estará representado por uma delegação de 48 alunos, a partir da 7ª série, e nove professores, das três escolas em que o Projeto está sendo aplicado: Lúcio de Mendonça, no Centro; Rosa Carelli, no Varjão; Castelo Branco, em Santanésia. Iniciado em Piraí em 2006, o Projeto conta com amplo apoio da Prefeitura, que fornece todo o suporte necessário, de pessoal e material, por meio das Secretarias de Educação e de Planejamento, Ciência e Tecnologia.

“Sempre apoiaremos boas iniciativas na área da Educação, porque é uma das nossas prioridades”, enfatizou o Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, Tutuca. “Um projeto como esse, pioneiro na área de ciências, é de suma importância. E ficamos muito orgulhosos de Piraí ser uma das cinco cidades escolhidas no mundo, pela Comunidade Européia, para recebê-lo”, acrescentou o prefeito, lembrando que o município investe em educação mais de 30% do orçamento, acima dos 35 exigidos pela Constituição.

Durante o encontro, as cinco cidades apresentarão sumário dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, ampliando as trocas de experiências que são realizadas com freqüência durante o ano letivo. Os de Piraí, por exemplo, fizeram várias videoconferências com as demais cidades dó programa.

Nenhum comentário: