19 maio 2008

Festival Vale do Café vai agitar o Sul Fluminense no final de julho

O Festival Vale do Café, que este ano acontece de 16 a 27 de julho, volta a agitar o Sul Fluminense com shows e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas, além de palestras, cursos e folguedos populares. A extensa programação musical contará com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais como Victor Biglione Trio, Trio da Cidade, Roberto de Regina, Carlos Malta, Carol McDavit, Mauro Senise e Marcelo Fagerlande, entre outros.

Fazendas históricas vão abrigar os concertos que acontecem de sexta a domingo em dois horários: 11h e 16h. O novo formato permite ao público optar pelos programas casados: concerto de manhã, almoço em alguns dos restaurantes ou fazendas situados entre os locais dos dois concertos, seguido do concerto à tarde.

Tendo como cenário o Vale do Paraíba, o evento abrange as cidades de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.

Com direção artística do violonista Turíbio Santos e consultoria da harpista Cristina Braga, o Festival está sendo viabilizado pela Backstage Produções com apoio de Leis de Incentivo à Cultura, tendo como patrocinadores Light, Volkswagen Caminhões, CCR/NovaDutra e CSN, além do apoio do Jornal O Globo, SEBRAE/RJ e TV Rio Sul.

Cursos e oficinas

Além de diversão para público de todas as idades, o Festival Vale do Café se firma também como um dos principais encontros de profissionais da área de música. Estão programados diversos cursos e oficinas com 20 instrumentistas consagrados.

As opções incluem canto, percussão sinfônica, violão, violino, viola, violoncelo e até instrumentos como oboé e clarineta, com direção de Turíbio Santos. Também serão ministradas aulas de musicalização voltadas para o público infantil e para professores da rede pública.

Fazendas

Participam do evento as fazendas Vista Alegre (dedica-se hoje à criação de gado Canchim e às atividades de Turismo Cultural), Taquara (a visita guiada à fazenda compreende um excelente tour pela sede e antiga senzala, bem como degustação de quitutes feitos na propriedade), Santo Antônio (antiga fazenda cafeeira transformada em hotel), São João da Barra (tem a maior coleção de documentos da época da escravatura), Cananéia (o concerto será no curral), São Luiz da Boa Sorte (com imagem oficial de Frei Galvão em sua capela recém-restaurada pela Light), São Fernando (senzala conservada com obras de artistas contemporâneos), Chacrinha (a sede é um dos mais belos exemplares da arquitetura neo-clássica rural de fins do século XIX, situada em meio a um pomar centenário e jardins deslumbrantes), Pau Grande (o concerto será na capela. É famosa pela criação de cavalos Manga-Larga marchadores), Santo Antônio da Cachoeira, São João da Prosperidade (com área de 40 alqueires e tendo como principais atividades à suinocultura, a pecuária de leite e de corte e a fabricação de cachaça, oferece visitas orientadas a grupos de turismo) e Galo Vermelho (oferece chá imperial todos os sábados, onde revive os tradicionais encontros dos grandes produtores de café da região).


Cortejo

Fechando os doze dias de festa no dia 27 de julho, é a vez do Cortejo de Tradições, uma das principais manifestações culturais das comunidades do Vale do Paraíba. O desfile tem música especialmente composta por Ricardo Medeiros e Cristina Braga e reúne vários folguedos populares, como jongos, caxambus, caninhas verdes e folias de Reis.

Nenhum comentário: