11 junho 2007

Programa de silvicultura incentiva plantio de florestas

Se depender do governo do estado e do trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento em conjunto com as secretarias do Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, o Rio de Janeiro terá nos próximos anos a possibilidade de rever o verde de áreas devastadas e com solo empobrecido. O fenômeno afeta principalmente municípios das regiões Noroeste, Centro-Norte e Médio Paraíba, onde a pecuária e a plantação de café tiveram seu auge no passado.
Segundo o secretário de Agricultura, Christino Áureo, projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa sobre Silvicultura Econômica pretende incentivar o plantio de florestas de uso comercial e industrial, o que ajudará a recuperar áreas degradadas ambientalmente, além de promover a recuperação da Mata Atlântica.
– O projeto visa aumentar o número de áreas verdes com a ajuda das pessoas que se dispuserem a fazer o plantio de árvores. O intuito é recuperar margens de rios e a mata ciliar por meio do plantio no entorno de nascentes e topos dos morros – explicou.
De acordo com Áureo, o projeto está voltado para quase todo o estado. Áureo explicou que a lei criará condições para viabilizar outras espécies vegetais como as destinadas à produção de biodiesel.

Nenhum comentário: