07 junho 2007

Paty do Alferes lança planejamento da Agenda 21 Local e inaugura CER

Paty do Alferes – Com a presença de autoridade federal, a coordenadora da Agenda 21 Nacional do Ministério do Meio Ambiente, Karla Matos, o município de Paty do Alferes comemorou o Dia do Meio Ambiente (5/6) laureado de êxitos e pioneirismo. Em cerimônia ocorrida na Câmara Municipal dos Vereadores, foi lançado o Planejamento da Agenda 21 Local e lançado o Coletivo Educadores Regionais (CER) de Paty do Alferes.

Entre as 400 Agendas 21 do Brasil, Paty do Alferes é o primeiro município a concluir seu planejamento referente às ações da Agenda 21. Na presença da coordenadora Karla, da Prefeita Lúcia de Fátima Fernandes (Batata), do presidente da Câmara legislativa, vereador Aroldo Orém, e representantes da APA Palmares e associações de moradores, o superintendente estadual da Agenda 21-RJ, Carlos Frederico Castelo Branco (Calico), que foi coordenador do Fórum da Agenda 21 de Paty do Alferes, apresentou um resumo áudio-visual do trabalho, que na forma impressa contém 291 páginas.

Segundo enfatizou, desenvolvimento sustentável é uma preocupação manifestada na literatura brasileira desde o século XVII, quando Joaquim Nabuco discorreu sobre a devastação no Vale do Paraíba do Sul e a escravatura. “Qualquer processo de desenvolvimento deve estar atrelado ao debate, à sustentabilidade e preservação ambiental. No passado a devastação se dava por machados e, hoje, se utiliza a moto-serra”, salientou o superintendente estadual da Agenda 21.

O secretário de Meio Ambiente, José Jorge de Barros Santos Filho (Zezé da Floresta) frisou que os resultados obtidos para a elaboração da Agenda 21 de Paty do Alferes são frutos de um entendimento do grupo de pessoas envolvidas. Agora, disse ele, será imprescindível a coesão de forças e apoio, principalmente da Câmara dos Vereadores. “Vamos apresentar propostas de leis e vislumbramos que todas sejam apoiadas por unanimidade, com as assinaturas dos nove vereadores que compõem a Casa Legislativa”, enfatizou.

Todos destacaram a APA Palmares, que é uma unidade de conservação ambiental, do 1º Distrito de Paty do Alferes, que já dispõe de um grupo gestor e que iniciou a elaboração de seu plano de manejo. A secretária executiva do Fórum da Agenda 21 patyense, Mônica de Almeida Machado, destacou a importância da visão de futuro, a longo prazo, para se estabelecer diretrizes e ações visando o desenvolvimento sustentável.

Unanimidade dos participantes da cerimônia foi o agradecimento à prefeita Batata, que em 2001 enfrentou todas as adversidades e montou o Fórum da Agenda 21. Em seu pronunciamento, a prefeita enfatizou a importância da política participativa, com a participação dos poderes Executivo, legislativo e da população.

Batata relembrou ainda que de atos promulgados em 2002, somente agora, em seu segundo mandato, é que começa a ver os resultados. Atentou ainda para a continuidade desse trabalho de participação de todos e de ações voltadas para a preservação ambiental.

Representantes do Instituo Terra informaram que o CER de Paty do Alferes poderá contar com o apoio do acervo da Sala Verde, inaugurada no mesmo dia 5 de junho em Miguel Pereira.




Nenhum comentário: