20 março 2007

Projetos para 2007 no Conselho Estadual de Turismo


Novos roteiros, mais eventos e melhoria dos serviços entre as prioridades para aumentar o fluxo e a permanência de turistas



Aumentar o fluxo, a permanência e os gastos dos turistas, estimular o turismo de congressos e convenções, investir na infra-estrutura, na divulgação e no marketing, dar suporte ao trade turístico e intensificar a inter-relação com os outros setores do governo. Estas são as principais linhas de ação para 2007 apresentadas esta manhã pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, em sua primeira participação como presidente do Conselho Estadual de Turismo – CET, reunido nesta terça-feira na Fecomercio.



O secretário destacou o momento excepcional que o Rio de Janeiro vive com a realização dos Jogos Pan-Americanos e disse que o Estado vai aproveitar o evento para promover o turismo no Estado. Para impulsionar o setor, o secretário disse que é preciso antes de mais nada criar novos roteiros turísticos, atrair mais eventos, melhorar os serviços, especialmente a qualificação de recursos humanos e o sistema de transportes, tanto urbanos como interurbanos, bem como investir em marketing e publicidade em outros estados.



Paes defendeu a criação de centros de convenção em outras regiões do Estado, como forma de interiorizar e consolidar a regionalização do turismo, bem como a construção de centros de porte médio na capital, citando como exemplo a unidade que a prefeitura do Rio, em parceria com a iniciativa privada, está construindo na Cidade Nova.



- O Rio de Janeiro tem potencial para se transformar no maior centro de turismo das Américas. Temos sol, praias, ecologia, cultura e esportes, temos infra-estrutura hoteleira, proximidade com outros pontos turísticos e uma cordialidade natural da população, que fazem com que o Rio seja o destino escolhido por cerca de um terço dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil, disse ele.



Sobre a violência, Paes disse que ainda há um nível insatisfatório de segurança, mas que graças ao esforço que o Estado vem fazendo, já são perceptíveis alguns sinais positivos. Citou como exemplo a ausência de novos ataques a turistas na Linha Vermelha, onde o policiamento foi reforçado desde o Aeroporto Tom Jobim.



- A melhoria das condições de segurança é um dos fatores que precisa ser enfrentado para estimular o turismo, disse Paes.



Como diretrizes básicas para o crescimento do setor, o secretário anunciou estabelecimento de parcerias com as prefeituras, a priorização de feiras e eventos promovidos pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, e a participação seletiva em feiras e congressos internacionais.



- Vamos agir em conjunto com as prefeituras para saber o que está acontecendo, o que é atração turística. Vamos buscar parcerias com a Embratur, com a prefeitura do Rio, com todas as entidades do setor - afirmou.



Entre outras ações a serem empreendidas no decorrer de 2007 para melhorar a infra-estrutura de recepção e o atendimento dos turistas, o secretário Eduardo Paes citou a certificação e a classificação das instalações hoteleiras, a concessão de incentivos fiscais e a criação de postos de informação e atendimento, em parceria com a prefeitura do Rio, em locais estratégicos. Estas ações serão completadas com projetos de mídia eletrônica e campanhas publicitárias para segmentos específicos.



As próximas reuniões do Conselho Estadual de Tuirismo foram marcadas para 5 de junho, 14 de agosto, 2 de outubro e 4 de dezembro. Integram o conselho representantes das secretarias de Estado de Cultura, de Educação e de Segurança, do município do Rio, do governo federal, da sociedade civil organizada e de todos os segmentos do setor de turismo, como associações de empresários e sindicatos patronais, entre outras.

Nenhum comentário: