21 abril 2009

Husf promove curso de capacitação para alunos e colaboradores

Alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Teologia da USS e colaboradores do Husf (Hospital Universitário Sul Fluminense), participaram do XV Curso de Capacitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, no mês de março.

Com o objetivo de apoiar, promover e estimular o aleitamento materno através de informações técnicas e científicas, com foco das discussões em questões que envolvem o recém-nascido, a mulher, a família e o Estado, o Curso aconteceu no alojamento conjunto do setor de maternidade e na Sala de Amamentação do Husf.

Os 75 participantes puderam discutir seu papel profissional, suas ações, condutas e rotinas nos estabelecimentos de saúde e na comunidade, com vistas à redução do desmame precoce, à criação de grupos de apoio e orientações que começam no pré-natal e se estendem após o parto, envolvendo colaboradores dos setores de pediatria, ginecologia e planejamento familiar.

Essa preocupação tem sido crescente a cada ano. Iniciar a amamentação dentro da primeira meia hora de nascimento é o primeiro passo para reduzir a mortalidade de crianças abaixo de cinco anos.

A iniciativa Hospital Amigo da Criança é um projeto Mundial, criado em 1990 pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem como meta promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O Husf faz parte desta iniciativa e está inserido com atuação em todas as normas, trazendo qualidade de vida aos bebês de Vassouras e região.

Nenhum comentário: