03 fevereiro 2009

Paty participa de encontro com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O prefeito de Paty do Alferes, Rachid Elmôr, e a secretária de Turismo, Belisa Ribeiro, participaram do encontro organizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na última terça-feira (27/1) junto com os prefeitos dos municípios do Estado do Rio, no Hotel Copacabana Palace.
O evento pretendeu informar aos gestores fluminenses e aos secretários das cidades interioranas sobre as funções do Iphan e como é possível solicitar o auxílio do órgão federal em casos de tombamento histórico, preservação de patrimônio arqueológico e registros de expressões imateriais como manifestações artísticas populares regionais.
Na ocasião, o superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, disse que o evento tem a função didática de lembrar a importância da preservação histórica e suas derivações. Decretos como o de nº 3.551, publicado em 2000, que estabelece a proteção do patrimônio imaterial, e a Lei nº 3.924, que dispõe sobre o patrimônio arqueológico, foram citados.
Rachid Elmôr considerou proveitoso o encontro, pois acredita ser urgente a necessidade de Paty buscar meios de administrar melhor seus patrimônios culturais.
O resultado foi considerado positivo pela equipe do Iphan. Ao todo, 82 representantes, dos 92 municípios do Estado estiveram presentes ao evento.

Nenhum comentário: