18 julho 2007

A Soecal – Sociedade Ecológica Cavaleiros do Alto Santana comemora 11 anos e a Conclusão do Projeto Guardiões da Natureza !


Cerca de 100 pessoas se reuniram para festejar o acontecimento onde foram capacitados e diplomados 6 jovens da comunidade de Vera Cruz como Agentes e Guias Turísticos Ambientais, bem como homenageados todos os voluntários colaboradores do Projeto Guardiões da Natureza, com duração de 12 meses, integralmente financiado pela entidade, sem qualquer ajuda pública ou privada !

Na ocasião fizeram uso da palavra: o Presidente da Soecal – Prof. Cláudio Pessôa Goulart, o Luís Palma Fundador do Panorama Regional, o Dr. Sérgio Bordeaux – Presidente do Condema, o casal Maria e Klauss Wölfring do Rotary Club do Rio de Janeiro, o Prof. Francisco Henrique Dias Fauth, o Diretor Renato Camejo, a Sra. Leide e o Dr. Cláudio Valente.

Após a solenidade foi servido um farto e saboroso almoço, animado pelo violão e voz do cantor Max e a realização de sorteios onde foram sorteados vários prêmios.

Registramos na ocasião a presença de várias personalidades e admiradores do importante trabalho realizado pela entidade como: o Ten.Cel.PM Carlos Norberto Mendes e Senhora - Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar-RJ, o Secretário de Turismo de Miguel Pereira – Dr. Gastão Filho e Senhora, o engenheiro Edson Marins Marques da Petrobras e de vários amigos e homenageados.

Mostra a Soecal – Sociedade Ecológica Cavaleiros do Alto Santana que é possível, através das entidades não governamentais da Sociedade Civil, o chamado 3º Setor, resgatar a cidadania, a auto estima e valores como: competência, ética e honestidade, tão necessários diante dos escândalos que nos afrontam e envergonham, frase colhida no discurso do Prof. Cláudio Goulart que também falou da importância da mídia local na divulgação destas ações, dando destaque ao trabalho desenvolvido na região pelo Panorama Regional .

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho importantíssima a divulgaçã dada a ações tão importantes para o problema ambiental de Miguel Pereira, onde conforme a notícia, uma pequena instituição sem qualquer apoio governamental ou privado, consegue desenvolver mostrando um caminho a ser explorado por outras entidades da sociedade civil organizada

Anônimo disse...

É muito bom e digno de louvor, que pequenos grupos de pessoas, sem nenhum apoio ou patricício consigam realizar tarefas tão significativas para a comunidade de Vera Cruz.

Anônimo disse...

É maravilhoso que mesmo sendo poucos, e praticamente "remando contra a maré", como se diz em linguagem popular, consigam apresentar tão significativos resultados.

Anônimo disse...

Estive presente e foi com grande alegria que pude participar deste bonito momento que nos foi proporcionado pela SOECAL.

Anônimo disse...

Se Vera Cruz tivesse mais entidades como a Soecal, preocupadas na sua preservação, talvez hoje já fizesse parte dos roteiros de turismo do nosso estado do Rio de Janeiro, assim como Itaipava, Araras, Visconde de Mauá e outros.

Anônimo disse...

Recuperar as matas perdidas pela predação dos selvagens e gananciosos que visam apenas o dinheiro é um trabalho árduo. A conscientização da população infanto-juvenil é importante para alicerçarmos,em terreno confiável, a interpretação cristalina dos fatos, no futuro. Os mandatários políticos atuais de Miguel Pereira tem visão míope e estreita, em relação ao meio-ambiente e sabotam tentativas de aproximação com a população da região de Vera Cruz. Dentro em breve, estes políticos não terão acesso, nem mesmo ao capim que dividem em suas refeições com seu pares, devido ao desleixo que tratam os bosques e matas do município de Miguel Pereira.