18 janeiro 2007

PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DO ESTADO SERÁ REPLICADO PARA TODO O BRASIL


O programa Piraí Digital, sucesso internacional em projetos de inclusão digital, será o modelo adotado pelo Ministério das Comunicações para levar o Internet de alta velocidade e acesso universal a todo o país. A informação foi passada hoje, durante cerimônia no Palácio Laranjeiras, ao vice-governador, secretário de Estado de Obras e ex-prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, pelos ministros Luiz Dulci, chefe da Secretaria Geral da Presidência, e Tarso Genro, das Relações Institucionais.
Segundo o vice-governador, que foi o responsável pela implantação do programa em Piraí, isso mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pelo estado do Rio na área de tecnologia da informação. O presidente Luis Inácio Lula da Silva também pretende lançar, em março ou abril, na cidade de Piraí, o laptop popular, projeto desenvolvido pelo ex-embaixador dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, Nicholas Negroponte. Esse seria o reconhecimento da excelência dos projetos de inclusão digital do estado.
Independente disso, Luiz Fernando Pezão acredita que o Rio de Janeiro pode se tornar o primeiro estado totalmente digital nos próximos quatro anos, já que o governador Sérgio Cabral quer replicar o projeto de Piraí em todos os municípios fluminenses. O vice-governador é enfático ao lembrar que o desenvolvimento hoje passa pela inclusão digital e pelo domínio da tecnologia.
“Esse é um projeto de inclusão universal. Em Piraí 100% da população tem acesso à Internet, as escolas, mesmo nas áreas rurais, possuem laboratórios de informática. Antes eu comentava que Juscelino Kubitschek abriu estradas para levar o desenvolvimento. Hoje, essas estradas são virtuais”, afirmou o vice-governador.
Pezão comentou ainda que a cidade está evoluindo os projetos de inclusão digital e melhoria da qualidade de vida da população. Por exemplo, Piraí está lançando agora o telefone público com tecnologia wireless, o que irá permitir um custo mais baixo nas ligações para a população.

Nenhum comentário: