20 janeiro 2007

O Rio ama os Rios – Cuide bem do seu - Miguel Pereira : Presente !

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, de Miguel Pereira, aderiu espontaneamente à realização da idéia criada simbolicamente pela Secretaria de Estado do Ambiente, para que no dia 20 de janeiro, a população e as entidades ambientais de todo o Estado do Rio de Janeiro, participassem do mutirão “ O Dia de Limpeza dos Rios” destinado a mobilizar a sociedade fluminense em torno da ampla recuperação ambiental de seus rios.
A Secretária Municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Drª. Kathya Harnam, decidiu orientar as atividades para a limpeza do Riacho do Saco, no Centro da cidade, de forma a que comunidade “visse” os trabalhos e se apercebesse da sua importância.
Na verdade, na maioria dos casos de enchente no centro da cidade, a causa era a redução de capacidade de escoamento do Rio do Saco, provocada pelo excesso de vegetação e detritos jogados no seu leito.
Antes das 8h00 da manhã, no riacho do Saco, atrás do supermercado Bramil, a Turma da Limpeza de valas e córregos, da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, - vestindo as luvas, botas e camisetas fornecidas pela Secretaria de Estado do Ambiente, - orientados por seu Chefe Joel de Castro, começou a roçar a vegetação dos taludes do canal, enquanto que o Supervisor de Obras da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Gilberto de Araújo, organizava a vinda de pás carregadoras para remover a massa verde cortada e retirada do Riacho.
Gilberto que intervem no carregamento de toda retirada dos materiais recolhidos na limpeza de valas e córregos, disse que “seria muito bem-vinda uma maior colaboração da comunidade, pois em muitos casos, mal terminam as faxinas e viram as costas, já está tudo cheio de lixo outra vez...”
A Secretária Kathya Harnam, ficou muito sensibilizada pela idéia do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, que forneceu os equipamentos de trabalho e até o lanche para os trabalhadores da limpeza.
Compareceu ao ato simbólico o presidente do Comdema - Conselho Municipal do Meio Ambiente, Eng. Sérgio Bordeaux e o Prefeito de Miguel Pereira Dr. Roberto Daniel Campos de Almeida, que sobre a falta de respeito à faixa obrigatória “não edificandi” de 5 metros de cada lado dos córregos e riachos, fixada no Código de Meio Ambiente, disse que infelizmente, a grande maioria já está construída há dezenas de anos e agora é muito complicado aplicar a lei. Entretanto frisou que as novas construções serão obrigadas cumprir essa faixa de preservação.
Kathya também plantou nas margens do Rio do Sancho algumas dezenas de árvores da mata atlântica “Pata de Vaca” que se adapta muito bem às condições locais e protege os taludes.

Nenhum comentário: