13 maio 2008

Marina pede demissão; Minc é escolhido para Meio Ambiente

Convidado para substituir a ex-ministra Marina Silva, que pediu demissão do governo nesta terça-feira,13, o petista Carlos Minc é secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro desde o início de 2007. Deputado estadual por cinco mandatos, foi reeleito para mais quatro anos em 2006 com, 79 mil votos, mas deixou o cargo para assumir a secretaria. Antes de militar no PT, Minc fundou o Partido Verde com Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o atual secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, informou nesta terça-feira, 13, o governo do Rio. Foram cotados o ex-governador do Acre Jorge Viana (PT-AC) que hoje trabalha na iniciativa privada, é muito amigo do presidente Lula e tem grande receptividade no setor ambiental e também o senador Tião Viana (PT-AC). Os dois são também aliados políticos de Marina.

"O presidente Lula ligou agora à tarde para o governador Cabral requisitando o secretário Carlos Minc e como há uma boa relação entre o governo federal e o governo estadual, o governador Sérgio Cabral (PMDB) autorizou o secretário ser o novo ministro do Meio Ambiente", disse uma assessora de imprensa do Palácio Guanabara.

Em seu site na internet, Minc se diz um defensor do socialismo libertário, da luta pela conquista dos direitos de cidadania, da auto-organização da sociedade e da defesa das mulheres e das minorias.

Nascido em julho de 1951, no Rio de Janeiro, é casado e pai de dois filhos. Estudou no Colégio Aplicação da UFRJ e, em 1967, foi vice-presidente da Ames (Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas). Participou do movimento estudantil nos anos 60. Foi preso em 1969 e exilado. Em 1979, com a anistia, voltou ao Brasil.

Minc é professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ.No exterior, obteve mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa. Ele também é doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I - Sorbonne.

Ele também é autor de cinco livros: 'Como Fazer Movimento Ecológico' (Editora Vozes; 1985), 'A Reconquista da Terra' (Editora Zahar; 1986), 'Ecologia e Política no Brasil' (Espaço e Tempo/Iuperj; 1987), organizado por José Augusto Pádua, em co-autoria com Fernando Gabeira e outros, 'Despoluindo a Política' (Editora Relume Dumará; 1994) e 'Ecologia e Cidadania' (Editora Moderna; 1997).

Nenhum comentário: