11 abril 2007

Piraí recebe visita de delegações estrangeiras do projeto X-Cross

Piraí recebe nesta quinta-feira, 12 de abril, representantes brasileiros e estrangeiros do Projeto X-Cross, que participarão de um encontro de avaliação do programa, no Colégio Lúcio de Mendonça. O projeto X-Cross é uma parceria educacional entre cidades européias e latino-americanas, que busca a renovação da prática pedagógica no ensino de Ciências, com uso efetivo de recursos audiovisuais nos ambientes de aprendizagem. No Brasil, as duas cidades que
receberam o projeto são Piraí e Vitória. No exterior, o X-Cross está sendo desenvolvido em Bremen (Alemanha), Segrate (Itália) e Miraflores (Peru).
Os alunos que participam do projeto produzem, eles mesmos, com auxílio de monitores, o material audiovisual utilizado em aula. Isso os capacita a ensinarem outros alunos,o que é um dos objetivos principais do X-Cross. A reunião de Piraí terá a participação de professores e alunos do Projeto X-Cross,que é aplicado em três escolas: Lúcio de Mendonça (Centro), com 1.131 alunos; Colégio Municipal Castelo Branco (Santanésia),com 1.436 alunos; e
Escola Municipal Rosa Carelli da Costa (Varjão).
O Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, Tutuca, destacou a importância da realização do encontro em Piraí, pois confirma que o município é referência, também, na área de educação.
"Esse evento enche de orgulho os piraienses, pois mostra que nosso município está tendo cada vez mais reconhecimento internacional na área de educação. Só cinco cidades no mundo receberam o Projeto X-Cross e Piraí é uma delas. Nosso Piraí foi eleito, em 2005, uma das 7 cidades inteligentes do mundo e éramos a única do Brasil. Recentemente, Piraí foi escolhida uma das quatro cidades brasileiras para receber o projeto UCA (Um Computador por Aluno). Nosso
Projeto Piraí Digital deve ser usado, pelo Governo Federal,como modelo de programa de inclusão digital em todo o país. Tudo isso nos enche orgulho e de certeza de que adotamos a política certa, em benefício do município e da sua população", disse Tutuca, que participou da Marcha de Prefeitos a Brasília.
Os encontros de avaliação do Projeto X-Cross começaram no dia 10 e prosseguiram no dia 11, no Hotel Luxor Continental, em Copacabana. Entre os delegados estrangeiros presentes estão Claire Klindt, coordenadora de operações do Projeto; Otto Bothmann, de Bremen; e Antoine Gilbert, representante da delegação européia no Brasil. Virão ainda quatro representantes alemães, três italianos, dois peruanos e três de Vitória.
Na visita a Piraí, os delegados estrangeiros e brasileiros visitarão as instalações do Piraí Digital, para conhecer o projeto que tem recebido vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles a chancela da Unesco.

Nenhum comentário: