09 agosto 2007

Comunidade Terapêutica Resgate registra resultados positivos na cura de dependentes

Miguel Pereira – Ao contrário de núcleos religiosos ou seitas, atua em Miguel Pereira a Comunidade Terapêutica Resgate – CTR. Desde 2005, através do enfoque psicosocial, a Comunidade Resgate vem obtendo excelentes resultados na recuperação de dependentes químicos e alcoólicos.
Localizada em Miguel Pereira na Rua Dona Elza, 471 - a Comunidade Terapêutica Resgate, atua totalmente legalizada e, inclusive, atende pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Suas atividades são exclusivamente direcionadas à recuperação de pessoas viciadas em drogas. Atualmente, a Comunidade Resgate busca estabelecer convênios para a obtenção financeira necessária para realizar internações para os casos em que o confinamento se faça necessário..
A CRT iniciou seus trabalhos em Governador Portela, na Rua Nho Nho Viana, 610. Lá obteve bons resultados na recuperação principalmente de dependentes de álcool. Hoje, dispõe, no Centro de Tratamento Residencial, de 16 leitos para tratamento de dependentes químicos.
O principal diferencial da terapêutica foca o psicossocial, segundo esclarece Mario Celso Barbosa da Comunidade Terapêutica Resgate. O cerne do tratamento, explicou, baseia-se na trilogia Espiritualidade (12 Passos), Laborterapia e Grupo de Mútua Ajuda, reforçado pelo atendimento psicológico e de assistente social.
Embora disponha de dados estatísticos sobre a incidência de dependentes na região, a CRT segue o regulamento das Comunidades terapêuticas, que constam na RDC 101, que preserva o sigilo das informações dos dependentes atendidos. Acrescentou também que o tratamento é voluntário, inclusive a permanência do indivíduo no tratamento, salvo se o mesmo coloque a própria vida em risco ou a de terceiros.
Ele explicou que existem clinicas que fazem internações involuntárias quando o dependente já apresenta um duplo diagnóstico. E alguns centros de tratamento são evangélicos, católicos e espíritas, que têm com metodologia a religiosidade. Ele também manifestou espanto quanto a existência de seitas que garantem a cura da dependência química através de um chá a base de chacrona, com alto poder alucinógeno, com resultados desastrosos. “Aqui, em Miguel Pereira, há três casos danosos, provocados por esse tipo de tratamento”, concluiu Mário Celso.

Nenhum comentário: